Dia Mundial do Macarrão
As massas são versáteis e, combinadas com carnes magras, legumes e vegetais frescos tornam as refeições deliciosas e equilibradas
–
Levar marmita para o trabalho tem se tornado uma opção cada vez mais comum. Seja para manter a dieta ou economizar, é perceptível que os restaurantes estão mais vazios e as copas e cozinhas das empresas mais cheias. Para acompanhar a tendência sem deixar o sabor de lado apresentamos em comemoração ao Dia Mundial do Macarrão (25/10), a receita Gravatinha com Tomate Seco.
De acordo com a nutricionista Beatriz Botéquio, uma marmita com massa pode ser muito equilibrada nutricionalmente. Além de incluir saladas, legumes cozidos e verduras refogadas, a dica é combinar o macarrão com carnes magras. “A criatividade dos ingredientes é fundamental para transformar a macarronada em um prato completo, com vitaminas, minerais e fibras”, explica a nutricionista.
A escolha do tipo de marmita também faz diferença. De acordo com Beatriz, se for possível, opte pela marmita de vidro. Outra opção é a marmita de plástico rígido livre de Bisfenol A. “Entre as vantagens de se utilizar esses tipos de materiais sobressai a possibilidade do seu uso por várias vezes para o mesmo fim; a versatilidade e assepsia. É fácil de lavar e pode ser levado ao micro-ondas”, explica Beatriz.
Na hora da montagem a dica é sempre colocar o molho como primeiro ingrediente, para não encharcar os demais alimentos. “Em seguida adiciona-se o macarrão cozido, depois algum alimento fonte de proteína e por cima vegetais cozidos”, conclui Beatriz.
Dia Mundial do Macarrão
Pode ser espaguete, penne, fusilli, talharim, conchiglione, farfalle, entre tantos outros formatos. Não importa qual o tipo ou a combinação do molho, uma coisa é certa: a famosa macarronada é um dos pratos mais tradicionais na mesa das famílias e ganhou uma data especial. O Dia Mundial do Macarrão foi instituído em 25 de outubro de 1995 em Roma, durante o I World Pasta Congress (Congresso Mundial de Macarrão), que reuniu os principais fabricantes em todo o mundo. O Brasil é o 3º maior produtor e consumidor mundial. Em 2017, o mercado brasileiro de massas alimentícias faturou mais de R$ 8,751 bilhões e foram consumidos 1,208 milhão de toneladas. Nosso consumo per capita é de 5,8 kg por ano.