Saúde – Menopausa pode aumentar a incidência de problemas oculares

saude-mulher-menopausa-catarata-problemas-oftalmologico-saude-mulher-sortimentos
Você sabia que a menopausa afeta também a saúde ocular? Durante este período, que normalmente inicia-se aos 45 anos, o organismo feminino passa por diversas mudanças que afetam diretamente os olhos. “Nessa época, devido às alterações hormonais, a produção de lágrimas diminui, o que pode causar a síndrome do olho seco, uma das queixas mais comuns da mulher na fase da menopausa”, explica o oftalmologista José Cardoso, do Visão Institutos Oftalmológicos.
O médico ressalta que os principais sintomas deste problema ocular são visão turva, sensibilidade à luz e coceira nos olhos. “Estes desconfortos podem ser aliviados com o uso de colírios. Porém, é importante lembrar que esse tipo de medicamento só deve ser utilizado quando prescrito por um oftalmologista. O uso incorreto de colírios pode mascarar os sintomas, dificultando o diagnóstico, além de prejudicar a saúde da visão”, enfatiza.
As mulheres que desenvolvem menopausa precoce, interrupção da menstruação antes dos 45 anos, podem sofrer com outros tipos de problemas oculares. “A antecipação desta fase pode contribuir para o surgimento prematuro de catarata, pois o epitélio do cristalino tem receptores de estrogênio que ajudam a inibir proteínas que induzem esta doença. Entretanto, isso não quer dizer que todas as mulheres com menopausa precoce terão catarata”, esclarece, Dr. José Cardoso.
Para diminuir os sintomas causados pela menopausa uma das opções mais utilizadas é a reposição hormonal. Segundo uma pesquisa da Universidade de Michigan, publicada na versão online da revista JAMA Ophthalmology, mulheres submetidas à terapia só de estrogênio podem ter um risco menor de uma forma comum do glaucoma. “Essas pesquisas ainda são iniciais. É preciso ter mais estudos e comprovações científicas para fazer esta correlação. Entretanto, o recomendável é que mulheres nesta fase consultem o oftalmologista regularmente, para acompanhamento da saúde ocular”, conclui o médico.

Foto: Reprodução internet