saude-gestacao-cuidados-saude-mamae-e-bebe-sortimentos-1
A maternidade é um momento muito aguardado entre a maioria das mulheres. No entanto, a gestação ainda é um período envolto em mitos e dúvidas. É nessa fase que o corpo passa por diversas transformações e a gestante por um turbilhão de emoções. Além das preocupações normais, que já fazem parte da rotina da mulher, como trabalho e afazeres domésticos, está chegando mais um integrante na família e a gestante precisa manter uma rotina ainda mais saudável para dar conta de tudo.
Segundo o Dr. Renato de Oliveira, ginecologista responsável pela área de Reprodução Humana da Criogênesis, tanto a mãe quanto o bebê precisam de acompanhamento médico durante os 9 meses. “O período de gestação é o momento em que as futuras mamães precisam tomar alguns cuidados com os alguns hábitos que possam comprometer o desenvolvimento do bebê”, comenta.
A seguir, o especialista dá cinco dicas para as mamães desfrutarem de um período de gestação saudável e sem imprevistos. Confira:
• EXAMES
O pré-natal com todos os exames e consultas deve ser seguido a risca pela gestante. O acompanhamento é essencial para checar o desenvolvimento fetal do bebê e diagnosticar possíveis problemas maternos, como a diabetes gestacional, por exemplo.
• EXERCÍCIOS
Os benefícios da prática de atividade física durante a gestação vão muito além do controle de peso, podendo aliviar tensões, melhorar a circulação sanguínea, a postura e o condicionamento cardiorrespiratório, fortalecer a musculatura abdominal, diminuir as dores lombares, facilitar a recuperação pós-parto, além de prevenir o diabetes gestacional ou permitir um controle adequado para quem já o possui. As mulheres que já praticavam exercícios antes da gestação podem continuar as atividades; porém, sempre com a supervisão de um profissional, que poderá dizer a necessidade de diminuir o ritmo. Para as sedentárias, a hidroginástica e a caminhada são boas alternativas para iniciar uma atividade física nesta fase.
• ALIMENTAÇÃO
Durante a gestação, busque ingerir bastante liquido e evitar frituras, sal e doces em excessos, já que esses são alimentos que favorecem a retenção de líquidos, além de dificultar o controle de peso e as repercussões do excesso de insulina para o bebê. É importante seguir uma rotina saudável e alimentar-se, sempre que possível, a cada três a quatro horas alimentos de baixo valor calórico e grande valor nutricional. Procure manter uma dieta balanceada, durante e após a gestação. Converse com seu obstetra sobre a necessidade de acompanhamento nutricional.
• MEDICAÇÕES
Toda e qualquer medicação deve ser prescrita e orientada pelo médico. Sempre pergunte se está liberada durante a gestação e avise sobre possíveis reações alérgicas.
• DESCANSO
Dormir com qualidade e descansos programados são fundamentais para uma boa gestação. Um colchão adequado e um travesseiro que não force muito a região cervical são pré-requisitos para um bom descanso. Deitar por 10 a 15 minutos no meio da manhã e a da tarde, sempre que possível, mantendo as pernas elevadas, também ajuda. Algumas técnicas de relaxamento como ioga, alongamentos e massagens contribuem na redução do estresse e colaboram tanto para uma boa noite de sono, quanto para uma boa evolução da gravidez.

Foto: Reprodução internet