Afinal, bacon é vida mesmo ?, por médico André Manoel

Médico André Manoel - Sortimentos.com Saúde
Médico André Manoel – Sortimentos.com Saúde

Sortimentos.com Saúde

Afinal, bacon é vida mesmo ?

Médico André Manoel apresenta os prós e contra para quem é #baconlovers

Você já deve ter ouvido a frase: Bacon é vida! Mas, será que é mesmo? Para o médico André Manoel, que atua com medicina de estilo de vida, definir um alimento como saudável, ou não, é uma tarefa complexa

Quando falamos em ser saudável, buscamos encontrar a relação de um alimento com o patamar de saúde que estamos construindo. Esse é o ponto de partida”, explica o médico.

André destaca que é preciso ter uma visão ampla sobre saúde e analisar diversos aspectos, como social, físico, emocional, cultural, biológico, espiritual e todos os outros que possam fazer sentido para a pessoa. “E por isso, fica ainda mais complexo definir se o bacon é ou não saudável”, ressalta.

Muitas pessoas questionam se o bacon é um bom aliado para o emagrecimento. E o médico responde que tudo vai depender se ele é industrializado ou artesanal.

Para entender as diferenças, o médico explica que o industrializado é cheio de nitritos, nitratos, glutamato e outros ingredientes que raramente são classificados como saudáveis. “O bacon é um alimento com muita gordura e por isso muito calórico, não faz muito sentido o consumo diário dele para pessoas que precisam perder peso”, responde o médico.

No entanto, se a pessoa tiver acesso a um bacon artesanal, livre dos elementos que o médico citou acima, ele até pode ser um bom aliado.

“Isso é claro, se o bacon estiver dentro de algum contexto – quantidade de calorias, distribuição de macro e micronutrientes. Ainda assim, ele continua sendo um alimento bastante calórico e não vejo vantagens de quem precisa perder peso consumi-lo”, completa André.

Nota publicada com apoio do site Temporada Verão