Skip to content
Sortimentos Carnaval 2023 no Brasil

Sortimentos.com Revista de Turismo, Decoração, Saúde, Gastronomia, Moda e Beleza

Sortimentos Revista de Turismo, Revista de Saúde, Revista de Decoração, Sortimentos Revista de Gastronomia, Sortimentos Revista de Moda, Sortimentos Revista de Beleza, Sortimentos.com Revista virtual

Banner Encatho e Exprotel
  • Agenda & Programação
    • Site Réveillon no Brasil
    • Site Temporada Verão
    • Site Carnaval no Brasil
    • Site Temporada Inverno
  • Eventos e Feiras de Moda
    • Feira Zero Grau
    • Feira SICC
    • Felinju Feira de Moda
    • Site Moda Eventos
    • Site Feiras de Moda
  • Moda
    • Indústria da Moda
    • Site Looks da Moda
  • Beleza
  • Saúde
  • Sabores
  • Decoração
  • Salão de Gramado
  • Encatho & Exprotel
  • Turismo
    • Site Feiras de Turismo
    • Indústria de Hotéis
  • Programação Digital
  • Jogos e Apostas
  • Futebol
  • Notícias
  • Redação e Comercial
  • Toggle search form
Natalia Pasternak - Sortimentos Saúde

Varíola dos Macacos : Drª Natalia Pasternak esclarece dúvidas sobre a doença

Posted on 8 de agosto de 20228 de agosto de 2022 By FabioJuchen

Sortimentos Saúde

Varíola dos Macacos : Drª Natalia Pasternak esclarece dúvidas sobre a doença

Não há motivo para pânico, mas a população deve se conscientizar para evitar a transmissão da varíola símia

Drª Natalia Pasternak, bióloga e pesquisadora da Universidade de Columbia, presidente do Instituto Questão de Ciência, autora e comunicadora científica, afirma que não há motivo para pânico, mas é preciso que a população se conscientize para evitar a transmissão da doença.

Em entrevista ao Brasil61, a especialista disse que é pouco provável que a varíola dos macacos se torne uma pandemia, como a da Covid-19, justamente por ser uma doença menos contagiosa. Mas é necessário reforçar as campanhas informativas para evitar que a doença se espalhe.

A doutora Pasternak também explicou a diferença entre a varíola humana e a varíola dos macacos; detalhou os principais sintomas e as formas de contágio e prevenção. Segundo ela, a vacina contra a varíola humana deve proteger contra a varíola símia, mas a comunidade científica ainda tem poucos dados sobre a dimensão dessa proteção.

Doutora, qual é a diferença entre a varíola do macaco e a varíola humana? 

Drª Natalia Pasternak: “São doenças causadas por vírus similares, da mesma família, mas são vírus diferentes. A varíola humana é causada por um vírus da varíola humana e a varíola de macacos ou varíola símia – temos evitado usar o termo varíola de macacos para não estigmatizar os animais – é um outro tipo de vírus, é outra doença. O que elas têm em comum? Tanto a varíola humana quanto a varíola símia se caracterizam por apresentar aquelas lesões de pele, que são muito típicas, que geralmente têm aquelas lesões no rosto, nos pés e nas mãos. A varíola símia também causa lesões parecidas. Parecem espinhas ou pústulas. E essas lesões são contagiosas. Em termos de gravidade da doença, elas são muito diferentes. A varíola humana foi uma doença muito letal, muito perigosa, que realmente tinha uma taxa de mortalidade alta. A varíola símia não. Ela é uma doença mais branda, menos grave, com uma letalidade bem baixa. Mas é uma doença incômoda, que pode causar dor, pode causar um sofrimento. Não é para ser negligenciada, mas pelo menos não é uma doença tão grave.”

Quais são os sintomas além das pústulas?

Drª Natalia Pasternak: “Em geral, começa com sintomas muito parecidos como uma gripe forte. Então, febre alta, dor no corpo, dor de cabeça e aparecem as lesões de pele, que são bem características.”

Como é o tratamento? Tem cura?

Drª Natalia Pasternak: “Tem cura. Geralmente, cura sozinho. Não é uma doença grave. Em geral, em algumas semanas, ela passa sozinha. Para os casos mais graves, fazemos controle de dor, quando a pessoa tem muita dor. Então, faz um controle da dor com analgésicos. E tem antiviral específico para a varíola símia que funciona. Mas, em geral, na maior parte dos casos nem é necessário; a doença se resolve sozinha.”

Apesar de não ter alta taxa de letalidade, existe grupo de risco para a varíola símia?

Drª Natalia Pasternak: “Não tem grupo de risco, porque todo mundo pode pegar. Ela é uma doença contagiosa que passa de pessoa para pessoa, por contato íntimo prolongado. Então, contato de pele: se você abraça, beija, tem contato sexual, qualquer tipo de contato íntimo e prolongado, demorado – não é uma coisa rapidinha -, você pode pegar a varíola símia. Mas o que alertamos? Nesse surto específico que estamos vivendo, assim como um surto que aconteceu em 2017 na Nigéria, observou-se a presença de lesões, aquelas pústulas, na região genital e anal, o que facilita muito o contágio por contato sexual. Então fazemos um alerta. Não é grupo de risco, qualquer um pode pegar, mas por contato sexual é facilitada a transmissão. Essa doença tem sido prevalente, nesse último surto, em homens que fazem sexo com homens, por causa da presença das lesões na região genital e anal. Só por isso que temos feito um alerta mais específico para que as pessoas prestem atenção. Se você é um homem, que faz sexo com homem, tem ou teve múltiplos parceiros, parceiros anônimos, nos últimos 15 dias, então você deve redobrar a sua atenção para os sintomas dessa doença, para a presença de lesões. Se observar lesões, [deve] avisar o médico, avisar todos os contatos, os parceiros sexuais que você teve, para tentar evitar que a doença se espalhe.”

Em pessoas imunossuprimidas, a doença pode se agravar?

Drª Natalia Pasternak: “Pode. Existem sempre pessoas que temos que redobrar os cuidados. Pessoas imunossuprimidas, grávidas, idosos. Então, nessas pessoas, existe sempre o risco maior de uma doença se agravar. [É preciso] redobrar os cuidados, prestar atenção aos sintomas, à presença de lesões. E, claro, se souber que teve contato com alguém que está infectado, prestar mais atenção ainda e vigiar para qualquer sintoma. Já procurar um médico, porque se você tem um sistema imune comprometido, a doença pode se agravar. Então, é questão realmente de fazermos uma boa campanha de conscientização da população.”

Tem vacina? A vacina para a varíola humana protege contra a varíola símia?

Drª Natalia Pasternak: “A vacina para varíola humana oferece o que chamamos de proteção cruzada. Como são vírus parecidos, ela deve proteger contra a varíola símia. Mas não sabemos dizer exatamente o quanto ela protege, porque isso nunca foi efetivamente testado em um grande número de pessoas. Mas acreditamos, por alguns experimentos menores que foram feitos no passado com profissionais de saúde e por causa dos anticorpos produzidos com a vacina de varíola humana, que ela oferece uma proteção cruzada. Então, temos uma população maior de 50 anos que foi vacinada contra a varíola. Em geral, as pessoas que nasceram no Brasil até 1971 são pessoas que ainda receberam a vacina para varíola humana. Alguma proteção essas pessoas têm, mas não sabemos dizer o quanto. E existem algumas campanhas, por exemplo, nos Estados Unidos, na cidade de Nova York, no Canadá; tem alguns países que já estão usando a vacina de varíola humana para fazer uma vacinação dirigida. Não é uma vacinação em massa. É uma vacinação para pessoas que foram expostas, que têm contato com pessoas infectadas. É o que chamamos de vacinação em círculo. Então, ela é dirigida para aquelas pessoas que tem maior probabilidade de ter estado em contato com o vírus, ou de estar em contato com o vírus por causa de atividades sexuais com vários parceiros, profissionais do sexo. Essas pessoas já estão, em alguns países, recebendo uma vacinação dirigida.”

A Organização Mundial da Saúde declarou emergência global para a varíola dos macacos. O que isso significa na prática?

Drª Natalia Pasternak: “Significa que os países membros, a partir dessa declaração, têm obrigação de reportar os casos para Organização Mundial de Saúde, para fazer um esforço global de contenção da doença, e também se comprometem a investir em capacitação, testagem, vacinas – quando for o caso. Então, é um pacto entre os países membros que, a partir do momento que a Organização Mundial de Saúde declara emergência, acionam o seu sistema de saúde para contribuir globalmente para a contenção dessa doença.”

A varíola símia pode se tornar uma pandemia como a Covid-19?

Drª Natalia Pasternak: “É muito pouco provável que ela se torne uma pandemia. Não é uma doença altamente contagiosa, como uma virose respiratória, como é o caso da Covid-19 ou da gripe influenza. É uma doença contagiosa, mas ela é mais fácil de conter. Os sintomas são mais óbvios, é mais fácil de isolar a pessoa que está infectada, de buscar a rede de contatos. Então, não é uma doença que tem potencialmente a mesma habilidade de se tornar pandêmica, como a Covid-19. Mas, para evitar que ela realmente se espalhe, precisamos de campanhas informativas. O mais importante para a varíola símia é que as pessoas estejam informadas de como se dá o contato, como é a maior probabilidade de contágio, o que fazer se eu estou infectado. Tudo isso tem que ficar muito claro, sem estigmatizar a sexualidade de ninguém. Lembrando que qualquer um pode pegar essa doença. E colaborarmos para que ela não se espalhe, porque, apesar de não ser uma doença grave, é uma doença incômoda, que pode causar dor, pode causar sofrimento, e que não queremos ter.”

Qual é a sua mensagem para a população brasileira que está preocupada com a varíola dos macacos?

Drª Natalia Pasternak: “A mensagem seria: não entrar em pânico. Não há motivo para pânico, mas há motivo para buscar informação, para exigir informação dos governos, do sistema de saúde. Então, cobrar mesmo que essa informação esteja disponível para todo mundo que precisa, com o cuidado de não estigmatizar ninguém.”


Fonte: Brasil 61


Saúde

Navegação de Post

Previous Post: Exportações de calçados cresceram 64,8% até julho
Next Post: Vinho Tinto : degustação Reserva Merlot Jolimont

Sortimentos.com

Síndrome de Burnout por Psiquiatra Julia Trindade - Sortimentos .com Saúde Síndrome de Burnout : “aprender a dizer não, faz bem”, indica psiquiatra Julia Trindade Comportamento
Nutricionista Vanessa Lewandoski receita de smoothie e sanduiche natural Saúde no Carnaval : nutricionista apresenta receita de smoothie e sanduiche natural para cair na folia sem descuidar da saúde do corpo Saúde
Sortimentos.com Cuidados com a Saúde - AVC Cardiologista Leopoldo Piegas alerta : calor aumenta o risco de infarto Cuidados com a saúde
Rio de Janeiro Carnaval de Rua - Bloco Amigos da Onça - Sortimentos.com Dicas da nutricionista Patrícia Lopes para entrar em forma antes do Carnaval Saúde
Sortimentos.com Saúde - Revista de Saúde e Qualidade de Vida Qual a diferença entre dengue, zika e chikungunya ? Saiba mais sobre as doenças transmitidas por mosquito Aedes aegypti Destaques Sortimentos.com
Dicas para melhorar a qualidade do sono - Dicas de Saúde Qualidade do sono Dicas para melhorar a qualidade do sono Cuidados com a saúde




Encatho e Exprotel Feira de Turismo Feira de Hotelaria

SORTIMENTOS

  • Campanha de Páscoa busca arrecadar ovos de chocolate para crianças da Restinga em Porto Alegre
  • Copa Libertadores 2023 : sorteio dos grupos na sede da Conmebol
  • Copa Sul Americana 2023 : confira os grupos da Copa Sul-Americana 2023
  • Micareta na Bahia : Coité Folia 2023 na Avenida do Comércio em Conceição do Coité
  • Rio de Janeiro Carnaval 2024 : notícias desfile das escolas de samba
  • Mocidade Independente de Padre Miguel Carnaval 2024 : Zé Paulo Sierra é o novo intérprete do samba-enredo
  • Porto Alegre Carnaval 2023 : campeã Estado Maior da Restinga
  • Bloco da Velha entra no calendário oficial do Carnaval de Caxias do Sul
  • Fotos Sabrina Sato no desfile das Campeãs do Carnaval 2023 no Rio de Janeiro
  • Fotos Evelyn Bastos no desfile das Campeãs do Carnaval 2023 no Rio de Janeiro
  • Paolla Oliveira no desfile das Campeãs na Marquês de Sapucaí no Carnaval 2023 do Rio de Janeiro
  • Carnaval de São Francisco de Itabapoana : 42 shows em 5 dias em 6 locais diferentes
  • Fotos Sabrina Sato Carnaval 2023 : desfile da Vila Isabel no Sambódromo da Marquês de Sapucaí




Site Sortimentos.com LifeStyle da Sortimento Comunicação de Fábio Juchen. Site com atualização frequente e ininterrupta desde 4 de janeiro de 2003. Contato para alertar sobre erros, críticas e sugestões : redacao @ sortimentos.net. Para sponsored post, parcerias e anuncios : sortimentos @ yahoo.com.br.

Encatho e Exprotel 2023 Sortimentos Eventos e Feiras

Copyright © 2023 Sortimentos.com Revista de Turismo, Decoração, Saúde, Gastronomia, Moda e Beleza.

Powered by PressBook Blog WordPress theme

Sortimentos.com LifeStyle
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CookiesAceito
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR