Roupas livres do mofo no inverno
Quando o tempo está muito úmido, é normal que surja um vilão perigoso para a saúde, especialmente para alérgicos: o mofo. Causado por fungos, costuma impregnar paredes, tapetes, carpetes e nas roupas que ficam nos armários. Nas roupas, o mofo, causa mau cheiro e provoca manchas que podem comprometer os tecidos
Confira algumas dicas simples para deixar roupas, carpetes e tapetes livres de fungos
:: Limpeza, boa ventilação e ambiente seco são condições essenciais para evitar o mofo.
:: Se você tirou do armário alguma roupa ou mesmo cobertores e edredons com cheiro de mofo é necessário lavá-los antes de usar. O ideal é lavar tudo que estava guardado por longo tempo, antes de usar.
:: Cuidado especial com as peças sujas que foram guardadas. Isso porque tecidos que são guardados, depois do uso, adquirem manchas pela oxidação, mofo e ácaros – sendo que alguns se alimentam do mofo e outros da escamação da pele humana.
:: Quando for guardar peças de inverno, edredons, cobertores e até travesseiros no armário é recomendado lavar e usar sacos ou capas de TNT. Evite colocar em sacos plásticos pois provocam umidade e, consequentemente, o mofo
:: É recomendável deixar as peças em local ventilado uma vez por mês, longe do sol, para evitar que as fibras dos tecidos se queimem ou fiquem amareladas.
:: O local que está armazenada as roupas e outros itens de inverno precisa estar sempre seco. Frequentemente, verifique se há infiltração nas paredes.
:: Instale equipamentos que absorvem umidade ou potes antimofo – que devem ser espalhados em cada divisão do armário. Eles contêm partículas que absorvem a umidade do ambiente e são um bom auxílio na conservação de todo tipo de tecido.
:: As roupas de algodão e flanela devem ser guardadas bem secas e em lugar arejado, pois o calor e a umidade nas fibras naturais são favoráveis ao desenvolvimento de microorganismos.
:: Uma boa opção de armazenamento é o saco de TNT (tecido não tecido) escuro, que deixa a roupa respirar e protege contra a incidência de luz.
:: No caso dos edredons e cobertores, uma boa dica é o uso da embalagem a vácuo. Além de proteger as peças contra ácaros, bactérias e sujeira, reduz em até 75% o volume, o que significa menos espaço ocupado no armário.
:: É indicado levar os casacos de couro, no mínimo, a cada seis meses a uma lavanderia especializada, para que passem pelo processo de higienização e hidratação.
Super dicas
:: Não pendure casacos ou malhas pesadas em cabides, pois podem ficar deformados ou marcados em virtude do peso. Prefira dobrá-los.
:: Os casacos de couro devem ser pendurados em cabides largos de plástico ou de madeira, para evitar que fiquem deformados.
:: Coloque papel de jornal dentro das botas e sapatos antes de guardar nas caixas, evitando que fiquem deformados. Engraxe para não ressecar.