Geladeiras repaginadas : arquiteta aposta em pintura e no envelopamento

Geladeiras repaginadas

Arquiteta Cristiane Schiavoni aposta em pintura e no envelopamento para destacar cores fortes e efeito lousa para o eletrodoméstico

Item indispensável em qualquer cozinha, a geladeira ganha o protagonismo no ambiente graças as técnicas de envelopamento e pintura que vêm conquistando entusiastas de uma decoração moderna e diferente.

Segundo a arquiteta Cristiane Schiavoni, a técnica de envelopamento que consiste em encapar a geladeira com material adequado, têm se tornado cada vez mais popular pela possibilidade de transformar a geladeira com um custo baixo, eliminando a necessidade de comprar uma nova. “Adoro usar este recurso, pois conseguimos transformar um item que, ou passa desapercebido ou está com ares mais antigo, em uma peça decorativa, alegre e super funcional”, explica.

A arquiteta afirma que os tipos mais comuns de envelopamento são os coloridos e aqueles que promovem o efeito lousa, utilizado para expor frases divertidas ou especiais para os moradores. “Como a procura deste recurso tem sido grande, o mercado dispõe de diversas opções de cores e estampas. Em relação ao material, o mais indicado é o de vinil adesivo e, em meus projetos, sempre conto com a experiência de empresas especializadas na aplicação”, indica.

A pintura também chega como uma opção para quem deseja dar um novo astral para o item alterando a sua cor padrão. “Pintar também nos oferece inúmeras possibilidades na decoração. Mas, como citei, indico sempre a contratação de um profissional especializado para não estragar o eletrodoméstico”, relata a arquiteta.

Como combinar ?

Para quem deseja aderir ao novo estilo para geladeiras, mas não sabe como combinar a nova peça com a decoração da cozinha, Cristiane Schiavoni destaca que é importante analisar qual o estilo do ambiente e a proposta que se busca ter com o item repaginado: “A geladeira estampada ou colorida é uma peça que agrega destaque. Assim, precisamos pensar no conjunto completo e refletir sobre a cor que melhor combinará com o restante do mobiliário”, ressalta a arquiteta. Nesse contexto, ainda deve-se definir que a geladeira se tornará a peça central da cozinha ou se fará parte de um conceito moderno no ambiente como um todo.

Geladeira Adesivada -Decoração da Geladeira
Geladeira Adesivada – Decoração da Geladeira

Frase da família

O freezer de apoio da área da churrasqueira foi repaginado e ganhou um novo significado para a família, já que as frases estampadas foram escolhidas com carinho por eles e ainda deixou o ambiente muito mais despojado, entrando no contexto do ambiente gourmet. A escolha do freezer é sempre um dilema, já que os fabricantes não produzem modelos bonitos. O adesivamento transformou a peça em um elemento decorativo e com significado para a morada dos clientes”, avalia Cristiane.

Geladeira de cinema

A área gourmet desta família, que adora confraternizações, evidencia um décor pautado no contraste entre o preto e os tons de laranja presentes nos elementos. Seguindo o projeto, Cristiane já considerava envelopar a geladeira na cor preta, e foi conversando e entendendo o gosto dos moradores que nasceu a ideia de estampá-la com um dos filmes preferidos do casal: ‘The Godfather’.

Geladeira Adesivada -Decoração da Geladeira
Geladeira Adesivada – Decoração da Geladeira

Abraçada pela marcenaria

Na hora de reformar esta cozinha, Cristiane Schiavoni já tinha programado em projeto a aplicação de detalhes coloridos na marcenaria. Porém, no decorrer da obra, a geladeira da cliente quebrou e deu lugar a um novo modelo, na cor branca. Conforme a cozinha foi ficando pronta, a moradora percebeu que o estilo do eletrodoméstico não se integrava com o restante e, dessa forma, Cristiane propôs o adesivamento com a mesma cor da marcenaria. “Ela topou na hora”, celebra.

A cozinha ganhou o tom de amarelo vibrante tanto nos móveis, quanto na geladeira, realçando a modernidade que contrastou no ambiente prioritariamente cinza.

Original dos anos 50

Os eletrodomésticos de hoje são incríveis – tanto pelo design, como também pelas configurações –, mas não há como negar que as peças da década de 50 continuam a esbanjar beleza! Projetada para um chef de cozinha, a arquiteta não teve dúvidas ao decidir pelo modelo da geladeira: elegeu um modelo original dos anos 50 para trabalhar a reforma com pintura. Com funcionamento perfeito, a estética do trabalho evidenciou o vermelho e um acabamento brilhante que impacta quem adentra ao ambiente. “Para nós, profissionais do décor, é um prazer dar vida nova para peças que seguem com um charme insubstituível. Eu amei resgatar essa geladeira, que apresenta cerca de 70 anos e segue com funcionamento perfeito. É fabuloso!”, finaliza.