Festival Sabores do Pinhao Mercado Municipal de Curitiba

Benefícios do pinhão

Cozido, assado, ou usado na preparação de outros alimentos, o pinhão é um dos alimentos mais saborosos da estação. Mas você sabe qual é a quantidade correta para consumi-los?

De acordo com a nutricionista do Hospital Nossa Senhora das Graças, Rosângela Teodorovicz o pinhão deve ser consumido com moderação. “É bom ficar atento se você não quiser ganhar uns quilinhos extras no inverno, pois ele é altamente calórico”, ressalta a nutricionista que explica que o ideal é não consumir mais que sete pinhões ao dia.

Mas se apreciado com cautela pode ser um grande aliado para a saúde. “Este alimento possui alguns nutrientes, como as gorduras mono e poli-insaturadas, que auxiliam na ação anti-inflamatória, protegem os neurônios, as artérias e o coração”, destaca a nutricionista.

O pinhão é ainda, rico em amido, contém vitaminas do complexo B e vitamina C, cálcio, fósforo, fibras e proteínas. De acordo com alguns estudos, o consumo do alimento periodicamente também pode ajudar na prevenção de doenças cardíacas e de alguns tipos de câncer, no controle do diabetes e do colesterol. “O pinhão também tem importante eficiência no combate a osteoporose e descalcificação dos ossos”, destaca Rosângela.