Em busca de silêncio, viajantes trocam a folia por acomodações intimistas como o Banana Bamboo em meio à Mata Atlântica
Fevereiro de 2026 – Enquanto os foliões se preparam para tomar as ruas das cidades no Carnaval, há quem prefira a contramão dos blocos e trios elétricos. Opções não faltam: de retiros mais radicais, em que até o silêncio é regra, até opções mais conectadas à Natureza, em regiões um tanto isoladas de grandes centros e concentração de gente.
Para além do perfil do viajante avesso ao Carnaval, há dados recentes, divulgados pelo Ministério do Turismo que apontam que o Turismo de Natureza e o Ecoturismo têm sido os principais motivadores de viagens domésticas no cenário pós-pandemia. Há uma procura crescente por destinos que ofereçam isolamento e práticas de bem-estar, tendência já estabelecida desde a fundação no Banana Bamboo Ecolodge. Situado no coração da Mata Atlântica, o ecolodge vai de encontro com o registro desse aumento da procura por experiências que unem conforto e regeneração ambiental.
No Banana Bamboo, a proposta para este Carnaval é o descanso: “trocar o som das caixas acústicas pelo canto dos pássaros e o asfalto e as praias cheias pelo frescor de uma biopiscina e uma agrofloresta”, diz Luciana Nogueira, sócia-fundadora do Banana Bamboo Ecolodge.
A Busca pelo “Carnaval Interior”
Se antes a fuga da cidade era apenas para evitar trânsito, hoje há uma busca intencional por propósito e cura. “O Carnaval é tradicionalmente uma festa de expansão, de colocar a energia para fora. Mas percebemos um movimento crescente de pessoas que, nessa data, buscam o caminho inverso: a introspecção e o silêncio. O luxo aqui não é o excesso, mas a simplicidade”.
O Carnaval no ecolodge foge do óbvio. A estrutura foi arquitetada seguindo princípios de biocostrução em bambu, garantindo conforto térmico natural mesmo no auge do verão, com telhados e tecnologias sustentáveis para aproveitar a água da chuva, tratamento de efluentes e até mesmo um banheiro seco.
O que fazer no Carnaval do Banana Bamboo
- Imersão na Biopiscina: Um sistema inovador onde a água é tratada por plantas e filtros biológicos, sem uso excessivo de produtos químicos.
- Ecogastronomia da Floresta: O cardápio utiliza plantas alimentícias não convencionais (PANCs) colhidas na própria agrofloresta do hotel, além de frutos como cambuci, a juçara, o cacau e a banana, que se aproveita muito mais do que o próprio fruto
- Vivências de Bem-Estar: Jacuzzi, sauna e terapias desenhadas para o relaxamento.

Para mais informações acesse https://bananabamboo.
Sobre o Banana Bamboo Ecolodge
O Banana Bamboo Ecolodge é uma hospedagem ecológica localizada em Ubatuba, SP, dedicada a práticas de turismo sustentável e à preservação da Mata Atlântica. Fundado em 2016, o Ecolodge se tornou referência por sua infraestrutura baseada em bioconstrução, uso de energias renováveis, sistemas de tratamento de água e iniciativas que fortalecem a economia local.Com um propósito voltado para proporcionar experiências autênticas e transformadoras, o Banana Bamboo conecta seus hóspedes à riqueza natural e cultural do Brasil, promovendo a conscientização ambiental e o respeito pelo ecossistema e pelas comunidades da região.
Informações à Imprensa
Janaína Pedroso
11 94005-8745 / jana.sousa83@gmail.com
Fotos crédito: Janaína Pedroso
