dia do chocolate - saude - consumo de chocolate
Dia do Chocolate – Consumo e Benefícios

7 de julho – Dia Mundial do Chocolate : benefícios e consumo

A data marca a entrada do produto na Europa que aconteceu no século XV.
No Brasil, a iguaria chegou por volta do século XVII . No Brasil, conforme a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), o chocolate é consumido por quase 75% da população em diferentes formas, cores e sabores. O país é o 5º em maior volume de vendas no varejo.

Benefícios

Mais que uma simples sobremesa, o chocolate oferece inúmeras propriedades: acalma a TPM, age como antidepressivo transitório, diminui o LDL (colesterol ruim) e aumenta o HDL (colesterol bom), diminui o risco de doenças cardíacas e ainda atua como antioxidante e antienvelhecimento.
Além de rico em vitaminas A, B, C, D, magnésio, manganês, potássio, sódio, ferro, flúor e fósforo, o chocolate apresenta as seguintes substâncias:
• Teobromina: estimula o cérebro
• Fenilalanina: “hormônio da paixão”- prazer e euforia
• Tiramina: estimula os neurônios
• Cafeína: libera neurotransmissores cerebrais
• Flavonoides: propriedades antioxidantes
• Metilxantina: estimula o sistema nervoso central – prazer

O ideal é ingerir em torno de 50g por dia ou um pedaço pequeno.

Na hora de escolher, opte por amargo ou preto, que são ricos em cobre, substância responsável por afastar doenças cardiovasculares. O amargo apresenta maior porcentagem de antioxidantes já que contém mais massa de cacau. A versão ao leite é rica em vitamina B, proteínas e cálcio. É composto por massa de cacau, manteiga de cacau, leite em pó e açúcar. Há também o chocolate diet com sacarina sódica.

O chocolate branco não contém massa de cacau em sua fórmula, apenas manteiga de cacau, açúcar e leite, por isso não traz tantos benefícios como os demais e não é indicado para quem tem problemas vasculares ou diabetes e, até mesmo, para quem está de dieta. Já o meio amargo caracteriza-se por não levar leite em sua composição.

Se consumido com moderação e acompanhado de uma alimentação equilibrada e exercícios físicos regulares, o chocolate vira o herói do bom humor, de uma vida saudável e cheia de prazeres.

Leia também

Chocolate: o alimento dos deuses