Prêmio Salão Design abre inscrições para projetos de mobiliário em cinco categorias

Prêmio Salão Design Mobiliário - Sortimentos.com Arquitetura e Decoração
Prêmio Salão Design de Mobiliário – Sortimentos.com Arquitetura e Decoração – Foto : Augusto Tomasi 

Sortimentos.com : Arquitetura & Decoração

Prêmio Salão Design abre inscrições para projetos de mobiliário em cinco categorias

Inscrições para estudantes e profissionais de design, arquitetura e áreas afins vão de 14 de junho a 31 de agosto

Estão oficialmente abertas as inscrições para o Prêmio Salão Design 2022, o prêmio brasileiro de design de mobiliário, promovido a cada dois anos pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis). Podem participar estudantes e profissionais de design, arquitetura e afins, que assinem projetos próprios ou direcionados à indústria e varejo.

Uma mudança no regulamento do Prêmio promovida desde a última edição propõe novas categorias aos concorrentes, agora chamadas Desafios. São eles: Desafio dos Espaços em Transformação; Desafio da Identidade Brasileira 2022; Desafio do Uso de Painel; Desafio da Tecnologia Embutida e Desafio das Experiências Positivas. Serão admitidos somente projetos de mobiliário, não havendo categorias para acessórios domésticos e iluminação. Também permanecem sendo oferecidos os já tradicionais troféus ‘Professor Orientador’ (para o orientador do melhor produto entre os estudantes) e ‘Madeiras Alternativas’.

Categorias

#1 Desafio dos Espaços em Transformação. Mobiliário que apresente soluções para os atuais ambientes integrados dos lares nas grandes cidades.

#2 Desafio da Identidade Brasileira 2022. Mobiliário com proposta que possa representar o DNA do Brasil contemporâneo.

#3 Desafio do Uso de Painel. Mobiliário que possua em sua estrutura (total ou parcial) painéis de madeira reconstituída (MDP/MDF).

#4 Desafio da Tecnologia Embutida. Mobiliário que utilize inovações tecnológicas, produtivas, construtivas, comerciais e funcionais.

#5 Desafio das Experiências Positivas. Mobiliário que utiliza o design para proporcionar experiências de bem-estar, aconchego, felicidade, etc.

Julgamento e premiação

O julgamento será realizado em duas etapas, sempre às cegas, sem o conhecimento dos jurados sobre a autoria dos projetos. Serão duas comissões julgadoras distintas, compostas por cinco profissionais, acadêmicos e especialistas em design. Nessa primeira fase, os jurados técnico-funcionais vão analisar cada um dos projetos inscritos, analisando os desenhos técnicos, imagens e memoriais descritivos. 

A avaliação dos projetos inscritos vai ser no mês de setembro/21 e a divulgação dos selecionados para a segunda etapa, dia 11 de outubro de 2021. No mês de janeiro/22, os finalistas deverão enviar seus produtos para a etapa final de julgamento, em Bento Gonçalves. Aí, então, um novo grupo de jurados fará a avaliação estético-criativa e escolha dos estudantes e profissionais vencedores.

Premiação

A premiação será de R$ 6 mil para estudantes e R$ 10 mil para profissionais em cada uma das cinco categorias, além de menções honrosas que podem ser designadas pelos jurados. Desde sua criação, em 1988, o Prêmio Salão Design já teve mais de 15 mil projetos inscritos e um total de 406 premiados. A última edição teve 827  projetos concorrentes.

Cronograma do Prêmio Salão Design 2022

• Inscrições: de 14 de junho a 31 de agosto de 2021

• Julgamento da Primeira Etapa: De 09 a 30 de setembro de 2021

• Divulgação dos resultados da Primeira Etapa: 11 de outubro de 2021

• Prazo único para entrega dos produtos selecionados: Dias 10, 11 e 12 de janeiro de 2022

• Julgamento da Segunda Etapa: 24 e 25 de janeiro de 2022

• Divulgação dos vencedores: 01 de fevereiro de 2022

• Mostra dos produtos premiados na Movelsul Brasil 2022: 14 a 17 de março de 2022

• Cerimônia de premiação: 16 de março de 2022

• Mostra dos vencedores na DW! Semana de Design de São Paulo: agosto de 2022 (data a definir)