Nutricionista Juliette Carvalho - Sesc Lajeado - Sortimentos.com Saúde
Nutricionista Juliette Carvalho – Sesc Lajeado – Sortimentos.com Saúde

Sortimentos.com Saúde : dica da nutricionista

Nutricionista Juliette Carvalho indica alimentos auxiliam na recuperação do corpo pós Covid-19

A infecção por Covid-19 pode trazer diversas consequências para o organismo. No entanto, alguns cuidados com a alimentação podem auxiliar o corpo a acelerar a recuperação. De acordo com a nutricionista Juliette Carvalho do Sesc Lajeado, é preciso inserir diversos nutrientes na alimentação, entre eles o consumo de vitamina C, presente nas frutas da estação laranja e bergamota. “Elas ajudam na ampliação das nossas células de defesa para deixar nosso corpo mais forte. Uma boa escolha também é o consumo de castanha do Pará, que por conter selênio, vai auxiliar no aumento da imunidade”, explica.

Outras dicas da profissional são cuidar a ingestão adequada de água, consumir chás e ter boas noites de sono. Além disso, a reposição de vitamina D é importante e, para isso, a exposição ao sol também é fundamental. Para as pessoas que perdem o olfato e o paladar, o uso de bastante tempero nas refeições ajuda na recuperação dos sentidos, na salivação e na digestão. “Orégano, cominho, salsinha, tempero verde, açafrão são alguns itens que podem estar mais presentes nas receitas para acelerar esse processo”, cita Juliette.

Já para os casos de perda muscular, observada por muitas pessoas, o ideal é incluir alimentos que são fontes de proteína como carnes, ovos e iogurte. Há também opções para pessoas veganas como vegetais verdes escuros e grão-de-bico. “É sempre indicado que seja feita uma consulta com um nutricionista, para avaliar cada caso e receber orientações personalizadas”, defende.