Turismo : mercado prevê crescimento de 53% na temporada verão 2023

Terminal Maritimo de Passageiros do Porto de Salvador na Bahia

Sortimentos Turismo

Turismo : mercado prevê crescimento de 53% na temporada verão 2023

Turismo : As operadoras de turismo no Brasil estão projetando crescimento de 53% na alta de férias e temporada verão 2023, conforme a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo ( Braztoa ) – que reúne operadoras de turismo e parceiros de negócios e institucionais.

A pesquisa realizada pela associação mostra que no terceiro trimestre de 2022, 51,6% das operadoras ultrapassaram a marca dos 100% dos valores faturados no mesmo período de 2021. Já 33,3% chegaram à margem entre 50% e 100% de 2021 e outros 15,1% ainda trabalham para chegar aos 50%.

O levantamento também mostra que pela primeira vez, o turismo internacional ficou na frente, representando 57% das vendas efetuadas, enquanto o nacional teve 43% de participação.

Os dados do terceiro trimestre apontam que as remarcações estão prestes a se tornar parte do passado, com as novas vendas representando 86,6% dos embarques nacionais e 82,1% do internacional, o que reforça que as operadoras estão chegando à quase totalidade das entregas das viagens adquiridas no período pré-pandemia.

Destinos

No ranking de destinos, a cidade de Salvador ( foto : Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Salvador na Bahia ) está na liderança nacional, seguida de Maceió, Porto de Galinhas, Recife e São Paulo na segunda colocação, e Fortaleza, Gramado, Natal e Rio de Janeiro ocupando o terceiro lugar.

Sobre a data de realização das viagens nacionais comercializadas no terceiro trimestre de 2022, 34,5% foram para embarque no mesmo período das vendas, 37,1% para o quarto trimestre, 18,8% para os três primeiros meses de 2023, e 9,6% ao longo do próximo ano.

No internacional, Lisboa e Orlando ficaram em primeiro lugar, seguidos de Nova York e Paris que dividiram a segunda colocação, e Barcelona e Buenos Aires figurando em terceiro no ranking. Em relação aos embarques internacionais, 26,8% aconteceram no próprio terceiro trimestre, 32,2% ficaram para período entre outubro e dezembro deste ano, 20,8% para os três primeiros meses de 2023, e 20,2% deverão acontecer ao longo do próximo ano.

Desafio

Entre os principais desafios do setor para a retomada estão o custo do aéreo, seguido da retomada da malha aérea e do custo da hospedagem.

Balanço e expectativas

As operadoras Braztoa estão confiantes de que este ano se consolide como um período de crescimento e recuperação, e lançam um olhar ainda mais otimista para 2023. 42% acreditam que 2022 feche com um faturamento igual ou maior ao conquistado em 2019, e 18% acham que esse patamar ficará próximo, na margem de 75% a 100%.

Para 2023, as expectativas levam a crer que os números serão 50% maiores que os de 2022. 24% dessas empresas apontaram como forte tendência a programação de viagens em datas aleatórias durante todo o ano, independente de feriados ou datas comemorativas. 17% disseram que as férias de julho serão o período mais escolhido. As férias de verão 2022/2023 foram apontadas por 12% das pesquisadas, Réveillon e feriados durante o ano apareceram com 11% cada, e o Natal representa 6% dos apontamentos.

A pesquisa indica outros dados que devem nortear as viagens de 2023. Fortalecimento das viagens internacionais; viagens em família, destinos exóticos, clientes viajando mais vezes por ano e busca por novos destinos brasileiros aparecem, nesta ordem, entre as tendências de 2023.

Além das preferências já consolidadas, entre os destinos que devem ganhar tração, a Europa está em primeiro lugar. O Sul do Brasil, América do Sul e Oriente Médio estão empatados na segunda colocação, seguidos da África e Centro do Brasil.

Em relação aos produtos comercializados, aéreo + terrestre ficam no topo das vendas, seguidos de roteiros apenas com a parte terrestre, e os cruzeiros que estão no auge da temporada nacional e com boas oportunidades de navegação em outros países.