Turismo na Serra Gaúcha : Museu do Festival de Cinema de Gramado celebra o Kikito

Museu do Festival de Cinema de Gramado - Foto Rafael Cavalli - Sortimentos.com Turismo

Sortimentos Turismo :

Turismo na Serra Gaúcha : Museu do Festival de Cinema de Gramado celebra o Kikito

Museu do Festival de Cinema de Gramado : O troféu Kikito agora é patrimônio cultural da cidade de Gramado. A distinção ao tradicional troféu e principal prêmio do Festival de Cinema de Gramado foi aprovada por unanimidade, através do projeto de Lei do Legislativo – (PLL) 028/2022.

A estatueta mais cobiçada do cinema brasileiro, criada pela artesã Elisabeth Rosenfeld representando o “Deus do Bom Humor”, se consolidou como um dos maiores símbolos de Gramado.

Não por acaso, no ano em que o evento celebrou sua 50ª edição, o Museu do Festival de Cinema de Gramado promove a exposição Kikito em Cena, aberta para visitação até o final do ano. Nela é possível conhecer sua história e também tocar, segurar e tirar fotos com uma legítima estatueta.

Cabe destacar que foi partir da idealização da exposição no Museu que os vereadores Professor Daniel e Renan Sartori propuseram a ideia para a Câmara de Vereadores de Gramado.

Museu do Festival de Cinema de Gramado

No Museu a história do cinema é narrada e vivenciada em mais de 25 atrações dedicadas à trajetória da cidade e ao Festival de Cinema de Gramado, evento icônico e que celebra 50 Anos em 2022. A historiadora do Museu do Festival de Cinema de Gramado explica que além da modernização do local, o novo museu tem um espaço denominado Festival Projeta – Novos Cineastas, que foi pensado para oferecer e incentivar o trabalho de novos produtores de curtas metragens.

O projeto arquitetônico, assinado por Daniela Giovana Corso e Kelen Giordani Tomazelli, tem inspiração em artefatos antigos da origem do audiovisual, que permeiam a concepção da maioria dos espaços, nomeados com base nas categorias de premiação do Festival. O conceito explora a interatividade, tanto digital quanto sensorial, sem deixar de lado todo o conceito do museu, algo tão simbólico e importante.

A história ao longo da mostra é contada por diversas formas de comunicação, textos interativos, conteúdos audiovisuais, além de diversas brincadeiras lúdicas. No centro do museu há uma instalação que permite a transmissão de filmes em cartazes ou também projetos didáticos e educativos, direcionados a pequenos grupos. Há ainda uma playlist composta por trilha sonoras de filmes do cinema brasileiro e salas que exploram matérias memoráveis. No local também há 53 telas Smarts TVs e Vídeo Walls de 49 polegadas, levando inovação para o público com modernas projeções.

A obra de arte do Kikito, símbolo e prêmio máximo concedido no Festival, ganhou uma releitura. “Antes a arte do primeira Kikito (1973 – 1989) era feita de madeira e agora ganha uma versão mais moderna, com aproximadamente dois metros de altura, misturando o material antigo com efeitos inspirados na Op Arte (Movimento de Arte Óptica), de forma a dar ainda mais força ao universo lúdico de interatividade”, explicam as arquitetas.

Administrado pela Gramado Parks desde a sua inauguração, em 2016, a empresa já investiu mais de R$ 5 milhões no museu para valorização da cultura e do cinema.


A publicação “Turismo na Serra Gaúcha : Museu do Festival de Cinema de Gramado celebra o Kikito” no Sortimentos LifeStyle tem o apoio do site Programação Digital


Museu do Festival de Cinema de Gramado - Foto Rafael Cavalli - Sortimentos.com Turismo
Museu do Festival de Cinema de Gramado – Foto Rafael Cavalli – Sortimentos.com Turismo

Museu do Festival de Cinema de Gramado

Localizado no andar superior do Palácio dos Festivais, o Museu está aberto diariamente das 11h às 19h e conta com a cafeteria Curta Café, oferecendo cardápio exclusivo e vista privilegiada da Rua Coberta e da Igreja São Pedro, duas das principais atrações turísticas da cidade.