Dicas e cuidados com a Dengue no inverno

Dengue : cuidados e prevenção - Sortimentos Saúde Dengue : cuidados e prevenção - Sortimentos Saúde

Dicas e cuidados com a Dengue no inverno

. Sortimentos Saúde . Cuidados com a Dengue . De acordo com o Ministério da Saúde, se os criadouros não forem eliminados os ovos depositados podem permanecer intactos por meses e quando a estação quente recomeçar eles vão eclodir, dando origem a um novo ciclo do mosquito da dengue.

A Dengue no inverno acontece e é mais comum do que se pode imaginar. Muitos acham que o mosquito da dengue não sobrevive em temperaturas mais baixas e, por isso, a dengue acaba no inverno, mas isso não passa de um mito. A dengue, assim como as outras doenças transmitidas pelo Aedes, ocorrem durante todo o ano.

Somente em 2025, contabilizando os cinco primeiros meses e início de junho, o Rio Grande do Sul, já contabiliza 113.287 notificações da Dengue, sendo 30.459 casos confirmados, segundo dados do Painel de Dengue do RS, do Governo do Estado. No total, 37 mortes já foram confirmadas devido a doença.

O equívoco de a sociedade em geral achar que a dengue no inverno de para de circular está relacionado a dois fatores: O primeiro, é porque muita gente acredita que o mosquito da dengue não sobrevive às baixas temperaturas, comuns nessa época do ano. O segundo motivo, é porque com a chegada do inverno as chuvas diminuem e, portanto, há menor oferta de criadouros para o mosquito.

De acordo com o Ministério da Saúde, no inverno os cuidados contra a dengue diminuem, isso ocorre porque o mosquito transmissor da doença, o aedes aegypti, circula menos, mas se os criadouros não forem eliminados os ovos depositados podem permanecer intactos por meses e quando a estação quente recomeçar eles vão eclodir, dando origem a um novo ciclo do mosquito da dengue.

Durante os dias mais frios, as larvas do mosquito podem demorar mais para se desenvolver ou até mesmo morrerem, isso claro, se o Aedes não encontrar um lugar mais quente para colocar seus ovos.

Se a oferta de criadouros naturais está mais baixa, opções dentro das casas são ótimas para o mosquito colocar seus ovos. As larvas podem se desenvolver normalmente até mesmo em um recipiente de planta dentro de uma sala de estar, por exemplo.

A coordenadora acadêmica da Faculdade Anhanguera, Mestra em Enfermagem, Andressa Telles Borges, salienta que é preciso manter os cuidados com o mosquito a fim de evitar novos casos.

Confira algumas dicas:

Elimine água parada: Verificar se não há nenhum objeto que possa acumular água, como pneus, garrafas, latas, baldes, entre outros, além de manter as calhas limpas e sem obstruções e verificando se não há vazamentos de água, principalmente dentro de casa.

Instale telas de proteção: Instale telas nas janelas e portas para impedir a entrada do mosquito da dengue em sua casa.

Manter o Ambiente Limpo: Manter o ambiente ao redor de casa limpo e livre de entulhos. Manter o quintal e os jardins aparados e sem acúmulo de folhas e detritos.

Uso de Repelentes: Aplicar regularmente repelentes de mosquitos na pele exposta. Usar roupas que cubram a maior parte do corpo, especialmente durante o amanhecer e o entardecer, quando os mosquitos estão mais ativos. Além disso, a sugestão é usar larvicidas e inseticidas em recipiente de água que não possam ser eliminados, como caixas d’água.

Cuidados Especiais durante Viagens: Utilizar telas em janelas e portas em áreas onde a dengue é endêmica. Utilizar repelentes e roupas protetoras durante atividades ao ar livre em áreas propensas à dengue.

Cooperar com as campanhas de prevenção: Participar de campanhas de prevenção promovidas pelo governo e por organizações locais é uma forma de ajudar a prevenir a proliferação do mosquito da dengue em sua comunidade.

Sintomas da Dengue

Dengue Sintomas - Sortimentos.com Saúde
Dengue Sintomas – Sortimentos.com Saúde

Evite a Dengue através de cuidados diários

Prevenção da Dengue através de cuidados diários -  Sortimentos.com Saúde
Prevenção da Dengue através de cuidados diários – Sortimentos.com Saúde
  • Disque-denúncia AEDES EGYPTI: 0800 645 9889

Fonte : Assessoria de imprensa – Anhanguera