Natureza e saúde mental: contato com o verde pode prevenir depressão e ansiedade, indica pesquisa
. Sortimentos.com . Arquitetura e Decoração . Estudos mostram que áreas verdes contribuem diretamente para a saúde emocional e física da população urbana
A ciência vem confirmando o que o instinto já sugeria: a proximidade com a natureza melhora a saúde mental e reduz o risco de doenças como depressão, ansiedade, hipertensão e até certos tipos de câncer.
Um estudo recente publicado no periódico Sustainability aponta que pessoas com contato frequente com ambientes naturais têm até 4,8 vezes menos sintomas moderados de depressão. Outros trabalhos científicos comprovam efeitos fisiológicos rápidos após a exposição a áreas verdes, como queda da frequência cardíaca, redução da pressão arterial e diminuição dos níveis de cortisol, o hormônio do estresse.
Pesquisas internacionais corroboram essa evidência. Um estudo da Universidade de Exeter, no Reino Unido, publicado na Scientific Reports, analisou dados de mais de 20 mil pessoas e concluiu que passar pelo menos duas horas por semana na natureza está associado a níveis mais altos de bem-estar e saúde autodeclarada. Já pesquisadores da Universidade de Harvard identificaram que mulheres que vivem em áreas com maior vegetação têm uma taxa de mortalidade 12% menor, em parte devido a menores níveis de depressão.
Inspirado nessa conexão entre natureza e saúde, a paisagista Adriana Alves e arquiteta Carolina Soder, do escritório Jardim Arquitetura Paisagística, apresentam ‘Sementes Brasileiras – Conexão e Pertencimento’ – uma experiência sensorial baseada exclusivamente em plantas nativas do Brasil.
Com o símbolo da caatinga, Paineira Barriuda, um sofá inspirado no Garapuvu, além de folhagens tropicais e trilhas orgânicas e fontes ecológicas, o espaço convida o visitante a pausar, respirar e reencontrar equilíbrio.
Em um tempo de aumento expressivo nos índices de transtornos mentais, especialmente no meio urbano, o jardim mostra que a natureza pode ser um recurso acessível e eficaz para promoção de saúde pública, não apenas nos parques, mas também em casas, empresas, escolas e hospitais.

O espaço ‘Sementes Brasileiras – Conexão e Pertencimento’ da paisagista Adriana Alves e arquiteta Carolina Soder, no jardim da CASACOR Santa Catarina 2025, pode ser visitado de 28 de setembro a 9 de novembro, de terça a sábado, das 13h às 21h e domingos e feriados, das 13h às 19h, na Av. Gov. Ivo Silveira, número 3811, em Florianópolis – SC.
Fonte : Josie Ferret – Tahuri Ideias
