Vitória no Espírito Santo - Turismo na Capital Capixaba
Vitória no Espírito Santo – Turismo na Capital Capixaba

Sortimentos.com Turismo

Turismo em Vitória : opções de lazer no verão na Capital Capixaba

Com a chegada da estação mais quente do ano e do período de férias da criançada, nada melhor que se divertir ao ar livre, curtindo as praias, parques e as várias opções de lazer da capital capixaba.

Com um cenário deslumbrante e com opções que vão de um mergulho no mar e caminhadas nos parques a um passeio no Capixaba Bustour, Vitória proporciona aos moradores e turistas oportunidades bem diversificadas de lazer. Confira as opções:

Aproveite as férias em contato com a natureza nos Parques de Vitória

Os parques de Vitória são uma ótima opção de lazer e de contato com a natureza. São 11 parques urbanos, que oferecem recreação, turismo, esportes e outras atividades, e seis parques naturais, destinados a promover a preservação de ecossistemas de grande relevância ecológica, perfeitos para quem busca momentos de contemplação ou atividades como caminhadas em trilhas pela Mata Atlântica. Dois deles possuem “Pracães”, espaços exclusivos para cães, onde esses animais podem circular sem coleiras: Atlântica Parque, em Jardim Camburi; Parque Municipal Pianista Manolo Cabral (Chácara Paraíso), em Barro Vermelho.

Os parques urbanos ficam abertos ao público de terça-feira a domingo, das 5h às 22h. Nas segundas-feiras, das 5h às 9h e das 17h às 22h (das 9h às 17h, fecham para manutenção).

Já os parques naturais (unidades de conservação), destinados a promover a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e recreação. Eles funcionam de terça a domingo, das 8 às 17h30. Na segunda, ficam fechados para manutenção.

Capixaba Bustour: conheça os principais pontos turísticos de Vitória

O ônibus de dois andares, conta com 49 lugares e um guia turístico durante todo o trajeto que se inicia no Píer de Iemanjá, passa pela Orla da Praia de Camburi, depois pela beira-mar na Praia do Canto. Segue então para a terceira ponte com vista panorâmica de Vitória x Vila Velha, passa pela Praia da Costa, Praia da Sereia, e segue para uma visita no Farol de Santa Luzia e Casa da Memória. Após isso, ele retorna para Vitória e segue para um almoço no Hortomercado. E o passeio não para por aí! Depois do almoço, o Bustour segue para a Catedral Metropolitana de Vitória, e após apreciarem o Centro Histórico da ilha, ainda tem visita no Projeto Tamar e no Espaço Baleia Jubarte. Aí, é hora de retornar ao ponto de partida com parada no monumento Vitória 360°.

O passeio conta com a adoção de todas as medidas preventivas necessárias para garantir a saúde e a segurança dos passageiros. Higienização das mãos com álcool (inclusive na hora de retornar ao ônibus depois das paradas) e uso de máscaras de proteção durante todo o trajeto.

Ponto de partida: Próximo ao Píer de Iemanjá na Praia de Camburi.

Informações: (27) 3325-2000

Programação de férias na Praça da Ciência

A programação de férias dos Centros de Ciência, Educação e Cultura (CCEC) de Vitória iniciaram no dia 04 de janeiro, com todas as atividades concentradas na Praça da Ciência. Sistema solar e conceitos de física e matemática, abordados e explorados de forma divertida por meio de 16 equipamentos que fazem parte do acervo da Praça da Ciência, mais: oficinas, exposições e sessões de astronomia. O espaço receberá os visitantes, sempre, de terça a domingo, até o dia 30 de janeiro. Durante esse período, além do acervo e das visitas guiadas pela Praça da Ciência, quem for até o local poderá conhecer e ter contato com a Escola da Ciência-Física; Escola da Ciência – Biologia e História; Escola de Inovação e o Planetário de Vitória.

O horário de atendimento ao público é das 8h às 12h e das 13h às 17h de terça a sexta-feira. Aos sábados e domingos, o horário será das 8h às 12h.

Atividades

A equipe da Praça da Ciência organizará os visitantes em grupos para experiência e explicação da física, de forma lúdica e acessível.

Já a Escola da Ciência – Biologia e História fará exposição de parte do seu acervo, com monitores disponíveis para orientações, ao longo de todos os dias de programação. Serão três temas: “Ecossistema Restinga”, com animais taxidermizados; “Cozinha Capixaba”, com destaque para moqueca e a panela de barro; maquete do “Theatro Carlos Gomes”.

O Planetário de Vitória apresentará uma sessão de Astronomia, voltada para o público infantil, com uso de equipamento audiovisual. A Escola de Inovação, por sua vez, mostrará a impressora 3D funcionando ao vivo e fará explanação sobre processos de fabricação digital.

As diversas oficinas programadas não necessitam de inscrição prévia, as crianças serão sempre atendidas por ordem de chegada.

Programação de férias da Casa Porto

No próximo sábado 15, abrindo a programação, está a “Oficina de Desenho” com o artista acadêmico de Artes Visuais na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Filipe Silva Souza. Na ocasião os participantes poderão adentrar o universo dos desenhos por meio de noções básicas, que serão passadas em um primeiro momento, partindo para a prática logo a seguir.

Além da “Oficina de Desenho”, estão previstas a realização da “Oficina de Colagens”, com Matheus Moreira, nos dias 29 de janeiro e 05 de fevereiro e da “Oficina de Objetos Decorativos” com Clícia Schmildt, no dia 26 de fevereiro.

Atrações musicais

Atrações musicais deverão subir ao palco da Casa Porto durante a programação de férias. Já estão garantidas as datas de 11 e 25 de fevereiro. Os horários e nomes das atrações serão divulgados em breve.

Cidades (In)visíveis

A exposição “Cidades (In)visíveis” segue em cartaz até o dia 06 de abril de segundas às sextas-feiras, das 10 às 19 horas e sábados das 10 às 14 horas.

Confira a programação completa da Casa Porto