Litoral Norte de São Paulo : dez lugares para conhecer evitando aglomerações

Turismo no Litoral Norte Paulista - Sortimentos.com Destinos

Sortimentos Turismo no litoral paulista

Litoral Norte de São Paulo : dez lugares para conhecer de forma segura e evitando aglomerações

Circuito Litoral Norte, consórcio turístico que integra as cidades de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba listou em parceria com as empresas do trade regional, dez lugares e atrativos para conhecer de forma segura e evitando aglomerações. Conforme o Consórcio são opções de turismo que atendem protocolos de segurança e cumprem as medidas de contenção à pandemia .

Passeio de Escuna – Bertioga

Os passeios de escuna seguem evitando grandes aglomerações, seguindo rígidos protocolos e mantendo sua capacidade reduzida para oferecer uma viagem segura aos visitantes. A Escuna Pérola Negra, dispõe de passeios de 1h30 a 1h45 saindo do canal de Bertioga e passando por lugares como o Forte São João, Praia Branca, Ilha do Guará e as praias do Pinheirinho e Iporanga – inclusive com parada para mergulho.

Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba

O núcleo de Caraguatatuba tem 35.947 hectares de área, representando mais de 10% de todo o território do Parque Estadual da Serra do Mar. Com formação de remanescentes de Mata Atlântica, o ambiente tem mananciais, matas de encosta, rios e cachoeiras como principais atrativos.

O lugar conta com estrutura para passeios com trilhas de fácil acesso, mirantes e cachoeiras para banho. Destaque para a Cachoeira Esmeralda e a Trilha das Palmeiras.

Museu da Vida Marinha – Ubatuba

O Museu da Vida Marinha de Ubatuba conta sua história desde o período Jurássico. Uma das atrações de destaque é a remontagem da exposição Gigantes Marinhos – uma experiência imperdível e única para os visitantes com réplicas em tamanho real dos grandes animais que habitaram os mares da América do Sul desde a época dos dinossauros.

Completam a estrutura, biblioteca temática na área de meio ambiente, loja de souvenires, lanchonete, bilheteria e sanitários.

Trilha do Pico do Baepi – Ilhabela

Em Ilhabela, as dicas são de trilhas e atividades na natureza. Localizado no Parque Estadual de Ilhabela, o famoso pico com 1048 metros de altitude é ideal para a prática de montanhismo. Em uma área rica em Mata Atlântica e algumas espécies da fauna desta região, a trilha de 7,4 quilômetros oferece a oportunidade de contemplação da natureza ao redor, além de avistar pontos como a Serra do Mar, o Canal de São Sebastião e o Arquipélago de Alcatrazes.

Passeio de lancha – São Sebastião

Os passeios de lancha pela costa de São Sebastião são ideais para conhecer a região de forma segura e exclusiva. Entre os roteiros sugeridos estão: As Ilhas, Ilha das Couves, Ilha dos Gatos, Montão de Trigo e praias como Brava de Boiçucanga, Calhetas e do Curral – sendo essas duas em Ilhabela.
Canoagem no Rio Jaguareguava – Bertioga

Com percurso calmo e paisagem que integra Mata Atlântica, mangue e restinga, o rio Jaguareguava – que significa “lugar onde a onça bebe água” em tupi-guarani – é destino para a prática de canoagem. Seja a bordo de canoas canadenses ou caiaques, a atividade encanta os amantes de ecoturismo.

Com águas cristalinas e pequenos bolsões de areia para parada, a paisagem do lugar permite integração total à natureza.

Instituto Argonauta – Ubatuba

Para quem deseja passeio alternativo em Ubatuba naqueles dias de chuva, a opção é o Instituto Argonauta para Conservação Costeira e Marinha.

O Instituto tem como objetivo a conservação do meio ambiente, em especial a conservação dos ecossistemas costeiros e marinhos. E, para isso, apoia e desenvolve projetos de pesquisa, resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e resíduos sólidos no ambiente marinho, dentre outras atividades.

Trilha da Praia do Bonete – Ilhabela

Com 12 quilômetros de extensão, a trilha que leva até a praia do Bonete tem subidas e descidas que exigem um bom condicionamento físico. Porém, tanto o caminho, quanto o destino final, garantem uma experiência rica em biodiversidade e contato com a natureza. O roteiro passa por lugares como as cachoeiras de Laje, Areado e Saquinho e pelo Mirante do Saquinho. Ali também é possível fazer observação de pássaros, como macucos e jacutingas. Situada ao sul da ilha, a trilha dura cerca de 3h30 até a praia do Bonete, que abriga uma comunidade caiçara.

Trilhas em Mata Atlântica – São Sebastião

As trilhas pelo Sertão do Una e Barra do Una, em São Sebastião, exploram a rica vegetação de Mata Atlântica da região. Com percurso leve e duração de 3 a 4 horas, a atividade oferece ainda a oportunidade de banhos em pequenas cachoeiras e observação de arvores, pássaros, plantas e pequenos animais.

Birdwatching – Caraguatatuba

Caraguatatuba possui ambiente propício para observação de aves tanto no Parque Estadual da Serra do Mar, com a trilha do Jequitibá, onde é possível avistar o Araçari-banana, entre outras espécies. E o Sítio do Jacu, na Tabatinga, uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) totalmente preservada e com grande biodiversidade. Ali os visitantes encontram o saíra-sete-cores (Tangara seledon), o saíra-militar (Tangara cyanocephata), e mais.

Temporada Verão

Confira as notícias, eventos, turismo no Verão no Litoral Paulista