Sortimentos.com Notícias

Nutricionista comenta a importância do pêssego e indica receitas práticas

Aproveitar o consumo das frutas da estação traz mais nutrição e sabor para as refeições. Neste período do ano, o pêssego é uma das frutas em período de safra. Com alto teor de fibras e água que ajudam a prolongar a saciedade e diminuir a fome ao longo do dia, o pêssego é considerado também uma ótima opção para incluir em dietas de perda de peso.

A nutricionista do programa Mesa Brasil Sesc Juliette Carvalho explica que o pêssego tem boas quantidades de betacaroteno, vitamina C e ácido clorogênico, compostos com ação antioxidante que auxiliam no combate aos radicais livres, prevenindo doenças como diabetes, câncer, infarto e aterosclerose.

“O pêssego é facilmente encontrado em supermercados e feiras, podendo ser consumido ao natural, ou usado em preparações de chás, sucos, mousse, saladas, bolos e tortas”, exemplifica.

Para o melhor aproveitamento do alimento, a nutricionista preparou algumas receitas saborosas para incluir o ingrediente em bolos, doces, saladas e sucos.

Receitas com Pêssego

Bolo de pêssego

Ingredientes:

– 1 e ½ xícara (chá) de açúcar

– 3 xícaras (chá) de farinha de trigo

– 1 xícara (chá) de leite

– 4 gemas

– 1 colher (sopa) de fermento em pó

– 200g de pêssegos

– 4 colheres (sopa) de açúcar mascavo para polvilhar

– 3 colheres (sopa) de manteiga gelad

Modo de preparo:

Bata as gemas com o açúcar até ficar esbranquiçado e reserve. Em outro recipiente, sem parar de bater, vá adicionando a farinha peneirada com o fermento, alternando com o leite. Por fim, misture a clara em neve delicadamente. Forre o fundo de uma fôrma de cone central com pedacinhos de manteiga e polvilhe o açúcar mascavo. Disponha as fatias de pêssego no fundo e despeje a massa sobre elas. Asse em temperatura moderada até dourar. Vire o bolo ainda quente sobre um prato (as fatias de pêssego ficam para cima). Sirva morno ou frio.

Mousse de pêssego

Ingredientes:

– 1 colher de chá de estévia em pó;

– 1 colher de café de essência baunilha;

– Canela a gosto;

– 1/2 colher de sopa de gelatina sem sabor;

– 200 ml de leite semidesnatado;

– 2 colheres de sopa de leite em pó;

– 2 pêssegos picados.

Modo de preparo:

Em uma panela, derreter a gelatina sem sabor em 100 ml de leite. Levar ao fogo baixo e mexer até dissolver completamente. Acrescentar os pêssegos picados e a essência de baunilha, e deixar a mistura descansar para esfriar. Bater o leite em pó e a estévia com o restante do leite até ficar homogêneo, e juntar à mistura de gelatina. Colocar em um recipiente ou tigelas individuais e levar para a geladeira até ficar com consistência firme.

Salada de pêssego e rúcula

Ingredientes:

– 1 pêssego;

– 1 xícara de rúcula;

– 1 queijo mussarela fresco;

– 1 colher de sopa de vinagre balsâmico;

– 1 colher de sobremesa de azeite;

– Pimenta a gosto.

Modo de preparo:

Lavar bem a rúcula e o pêssego. Cortar o pêssego em fatias e transferir para uma tigela. Cortar o queijo em cubos e misturar ao pêssego. Adicionar a rúcula e os demais ingredientes, misturando delicadamente com uma colher e servir.

Suco verde de pêssego

Ingredientes:

– 1 colher (chá) de suco de limão

– 2 colheres (sopa) de açúcar

– 2 xícaras (chá) de água gelada

– 6 pêssegos bem maduros e amarelos

– 1 xícara (chá) de espinafre

Modo de preparo:

Lave os pêssegos, descasque e elimine os caroços. Coloque a polpa em um liquidificador e adicione os demais ingredientes. Bata bem e sirva gelado. Dica: Pode fazer em grande quantidade e congelar em porções menores.