Páscoa em Canela na Serra Gaúcha traz programação para toda a família
. Sortimentos.com Turismo . Páscoa em Canela na Serra Gaúcha . A programação da Páscoa 2025 em Canela, na Serra gaúcha, segue até o dia 20 de abril, combinando tradição, fé, atrações artísticas, decoração temática, feira de artesanato e momentos de encanto para moradores e visitantes de todas as idades.
No sábado e no domingo de Páscoa, às 10h30, o público poderá novamente se encantar com a alegre e contagiante Fábrica de Doces do Sr. Coelho – Parada de Páscoa, que parte da Catedral e chega à Praça para momentos de interação e fotos com o público. Intervenções artísticas, com música e teatro, e a Feira de Artesanato completam as atrações.
Nas ruas do centro da cidade, o universo do coelhinho ganha vida por meio de ornamentos delicados, bonecos temáticos, osterbaums, guirlandas e detalhes que encantam e geram muitos registro instagramáveis, enquanto a subida à Catedral de Pedra emociona com flâmulas que remetem à espiritualidade da data
A programação durante a próxima semana conta também com ações descentralizadas levando o evento aos bairros Santa Marta e Ulisses de Abreu.
“A expectativa para o próximo fim de semana é muito boa, pois, segundo informações oficiais, as reservas na rede hoteleira já superam 85% e, com certeza, este número aumentará até o início do feriadão”, celebra o prefeito Gilberto Cezar.

Ofício de Trevas
Na Sexta-feira Santa (18/04), Canela se transformará em palco para uma das expressões mais impactantes da sua programação de Páscoa: o retorno do Ofício de Trevas, em versão atualizada do espetáculo que marcou a história de Canela há mais de duas décadas.
A experiência na tradição cristã do século XIII, tem início às 20h, com uma procissão que parte da Praça João Corrêa em direção à Catedral de Pedra. Às 20h30, o Ofício ganha forma no interior da catedral, em um ritual que alia tradição e beleza cênica de maneira única. O espetáculo traz direção de Gerry Marquez, direção coreográfica de Neusa Martinotto, com os coreógrafos Nicolas Rodrigues e Priscila Martinotto e figurinos de Isaura Erthal.
Ofício de Trevas que antes focava a premeditação da crucificação e o lamento, retorna com uma nova mensagem de coragem, vontade, fé e paz. “Mudamos um pouco o contexto. Nosso dia-a-dia já é pesado, ainda carregamos o peso da pandemia de COVID-19 e das enchentes em nosso Estado, nos auto-crucificamos. Temos que não lamentar, mas buscar a paz e a leveza”, comenta o diretor Gerry Marquez.
A nova leitura aborda os contrastes entre o sim e o não, a boa e a má vontade, buscando o equilíbrio entre o bem e o mal, entre a escuridão e a luz.
“Mais do que uma cerimônia, trata-se de uma obra artística de forte carga simbólica, que utiliza luz, som e performance para provocar uma imersão sensorial e emocional no público”, afirma o secretário de Turismo e Cultura Rafael Carniel.