Circuito Cervejeiro de Uberlândia : oito cervejarias artesanais conquistam Selo de Origem

Circuito Cervejeiro de Uberlandia Cervejarias

Circuito Cervejeiro de Uberlândia

Em cerimônia realizada na tarde de quarta-feira (17.07.19), no Centro Administrativo Municipal, o prefeito Odelmo Leão, de Uberlândia / MG, entregou o Selo de Origem para oito cervejarias artesanais. O selo atesta a produção regulamentada na cidade e é uma das ações do Programa Municipal de Fomento ao Setor Cervejeiro (lei municipal 12.801), criado em 2017.

 

Cervejarias do Circuito Cervejeiro de Uberlândia
Aggregare, Abadiana, Alienada, Fábrica 5, Guará Craft Brew, Malte, Nuh! Beer e Uai Bier foram as cervejarias contempladas. Elas se juntam à Uberbrau Microcervejaria e a Cervejaria Benedith no Circuito Cervejeiro de Uberlândia. Para a cervejaria receber o Selo de Origem é necessário que esteja registrada junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

 

Produção em crescimento
Conforme levantamento feito pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, o número de cervejarias artesanais regulamentadas em Uberlândia pelo Mapa saltou de dois para dez em três anos, totalizando uma capacidade produtiva anual de cerca de 1,5 milhão de litros de cerveja, por meio de 103 rótulos. Um segmento que tem gerado mais de R$ 20 milhões em investimentos para a cidade, com a criação de pelo menos 100 empregos diretos e impacto de outros 5 mil postos de trabalho na cadeira produtiva (estudo da Fundação Getúlio Vargas diz que para cada emprego no setor outros 50 são criados).

No comparativo entre 2016, quando apenas duas estavam regulamentadas, e 2018, momento em que o município chegou a seis estabelecimentos com registro junto ao Mapa, a produção mensal de cerveja mais que triplicou: passando de 23 mil litros por mês para 75.800 litros mensais. Com as atuais 10 fábricas legalizadas, a produção mensal no primeiro semestre deste ano subiu para 116.300 litros.

 

Incentivo
Criado pela lei municipal 12.801 de 2017, o Programa de Fomento ao Setor Cervejeiro permitiu a adequação de leis à realidade das microcervejarias, além de autorizar a implantação desses empreendimentos na grande maioria dos bairros de Uberlândia. A administração municipal também incentiva o setor por meio realização ou apoio de eventos relacionados à cultura cervejeira. Duas festas estão no calendário (Uberlândia Saint Patrick’s Beer Festival, em março, e Oktoberlândia Bier Fest, em outubro).

A Prefeitura ainda estimula os cervejeiros a promover o Patrimônio Histórico Cultural por meio de ações publicitárias sobre pontos turísticos de Uberlândia nos descansos para copo tradicionalmente cedidos durante o consumo.

Fonte : Daniela Ayres / PMU