Bikini Art Museum : primeiro museu do mundo dedicado à moda praia
Bikini Art Museum : primeiro museu do mundo dedicado à moda praia
Dia Internacional do Biquíni é comemorado no dia 5 de Julho, data a peça foi apresentada em desfile no ano de 1946, em Paris por Louis Réard.
O Bikini Art Museum abre suas portas com uma exposição de mais de 400 peças de biquínis e maiôs – um acervo que vai desde 1870 até os dias atuais.
O primeiro museu do mundo dedicado aos trajes de banho e sua evolução ao longo do tempo fica em Bad Rappenau, entre Frankfurt e Stuttgart, no sul da Alemanha.
No Museu, raridades como o histórico Golden Réard, peça única do final dos anos 1940 e 12 das 16 peças originais criadas por Louis Réard, o inventor do biquíni. Também biquínis de Marilyn Monroe e Scarlett Johansson
Além de peças originais, o museu também apresenta uma série de produções multimídia, esculturas, pinturas, filmes e músicas que fazem parte da experiência da visitação.
Brasil no Bikini Art Museum
O Brasil possui uma sala exclusiva no Bikini Art Museum. O espaço é segundo maior, só menos que o destinado à Alemanha. A sala com área total de 2 mil m², mostra criações de marcas famosas e modelos criativos como Engana-Mamãe além de exibição de vídeos do Rio de Janeiro e Búzios que mostram o estilo de vida praiano das brasileiras.
No time de 15 experts que prestaram consultoria para a direção do museu, estão seis brasileiros, como Magda Cotrofe – que consagrou os modelos fio dental e asa delta nos anos 1980, Helô Pinheiro – musa da música “Garota de Ipanema”, e Janara Morenna, doutora em Design pela PUC-Rio e especialista em moda praia.
Os curadores do museu dizem que a história do biquíni não é apenas uma tendência de moda, mas também prisões, escândalos e uma gradual emancipação das mulheres.
Inspiração para hotel
Ao lado do museu, um hotel foi reformado com quartos temáticos, como a suíte Louis Réard, a futurista Bikini-Cube ou a suíte decorada com estampas da marca brasileira Blueman.
DPA (Deutsche Presse-Agentur)