Senac Moda Informação – Propostas da moda feminina para o Verão 2016

senac-moda-informacao-sao-paulo-sortimentos
A 45ª edição do Senac Moda Informação, que aconteceu no dia 25 de fevereiro de 2015, no Teatro Bradesco Bourbon Shopping (Rua Turiassu, 2100 – 3° piso – Perdizes), em São Paulo / SP, apresentou aos mais de 650 participantes – em grande parte, profissionais da cadeia produtiva – a confirmação das tendências de moda para o verão 2016.
 
No primeiro bloco do evento, dedicado ao vestuário e acessórios femininos, as consultoras Luciana Parisi, Raquel Sebe, Beth Salles e Denise Moraes mostraram o que estará nas vitrines brasileiras na estação. Confira os quatro temas principais:
 
:: Newstalgia
Newstalgia, explora a transformação da moda dos anos 1960 nas ruas de Londres, passa pelo mundo em ebulição social, pela geopolítica do início dos anos 1970, e termina no final desta década, com muita festa e brilho nos clubes noturnos de Nova Iorque. As referências étnicas seguem tendências globais e não estão focadas em um local específico. Para a construção de looks inspirados na temática o público feminino deve usar e abusar de bordados, franjas, batas e túnicas, laçagem cruzada, coletes, vestidos longos de tecidos fluidos, fendas e pontas.
 
Ainda neste estilo, o brilho e glam do fim dos anos 1970 estão presentes, trazendo um visual mais sofisticado. As harmonias de cores combinam beges, azuis, vermelhos, laranjas, camurça, roxos, entre outros. Os tecidos e estampas reúnem a viscose, o crepe marroquino, peles como a camurça ecológica e a malha de camurça, algodão, voal, cestarias, entre outros. As estampas de paisley e cashmere, étnicos espelhados, mandalas, florais miúdos, lenço também estarão em alta na estação.
 
Os acessórios trazem trabalhos artesanais, com muito couro, camurça e metais. Entre os calçados figuram sandálias, tamancos, plataformas, botas de cano curto com franjas. As bolsas são no estilo transversal ou valises.
 
:: Yin Yang
Yin Yang vem para expressar a realidade mundial contemporânea, em que faces contrastantes como guerra e paz, hi-lo, leve e pesado são apresentadas simultaneamente. As peças trazem o conforto como a chave do visual. Tecidos como crepe grosso, algodão, linho, voal e sarja trazem estampas assimétricas, com formas amplas e retas, mini geométricas ou bicolores. As cores são preto, branco, vermelho, militar. Os looks são compostos de tubinhos, culotes, saia-shorts, bermudas compridas.
 
Os acessórios acompanham o estilo com sapatos de saltos confortáveis, bolsas em materiais rústicos, colares soltos, brincos e braceletes
 
:: Summer Lady
Summer Lady retoma a delicadeza dos anos 1950, com a valorização do corpo feminino na marcação da cintura e da silhueta. As cores em tons de rosa, lilases, nudes, brancos e off-white e os cinzas compõem a paleta. Os tecidos estruturados ganham força como seda, crepes leves e pesados; cetim com elastano, laise, tweed de verão, tecidos bordados, jacquard. A mulher desse estilo vai usar muitos vestidos, com estampas florais, xadrez, babados, detalhes românticos nas costas ou na barra como rendas e tela. Para acompanhar, sapatos no estilo Oxford, scarpins, sapatilhas, bolsas com estampas leves e bijuterias com muita pérola, misturada com metal ou corda.
 
:: Playtime
Playtime traz elementos do mundo esportivo e está associado a looks jovens, com cores vibrantes como pink, azul, amarelo, laranja, verde e rosa. Combinações como preto e lima, e laranja e roxo estão em alta. Entre os tecidos, o destaque vai para o neoprene, acompanham também o moletinho, jérsei e malhas tecnológicas. Estampas figurativas, listras, camuflagens compõem looks como camisa polo, decote nadador, t-shirts, bermuda ciclista, jaquetas, leggings, entre outros.
 
Os calçados são flat form, feitos de borracha, snickers, sliders, fechados com velcro ou fivelas. Mochilas, carteiras e bolsas de cintura, com vários bolsos, zíper e estampas de números lembrando baseball também estarão em alta.
 
:: Senac Moda Informação
Referência na área há 23 anos, o Senac Moda Informação é realizado duas vezes por ano, em edições de verão e inverno. Traz a confirmação de tendências e apresenta informações adaptadas ao mercado nacional a varejistas, estilistas, designers, compradores e profissionais de marketing.
 
O conteúdo exclusivo é fruto da pesquisa de um time de consultores especialistas em seus segmentos, que percorre os principais polos da moda validando o que estará nas vitrines do país nas próximas estações. O evento se trata de uma ótima oportunidade para todos os participantes da cadeia produtiva da moda, que desejam obter mais assertividade no desenvolvimento de suas coleções.