São Paulo – Visita temática discute decoração e colecionismo na Fundação Ema Kabin

São Paulo Visita temática decoração colecionismo Fundação Ema Kabin
Decoração ou arte? Partindo do rico acervo da Fundação Ema Klabin, o setor educativo da casa-museu promove a visita temática: “Colecionismo e Decorativismo”. O encontro propõe uma reflexão sobre a prática do colecionismo e a função dos objetos ditos decorativos.
“Muitos objetos se deslocam do seu contexto original e ganham função decorativa. Na galeria da casa-museu, por exemplo, temos um grande banco gótico de sacristia, decorado com flores-de-lis (França, sec. XIV). Nesse espaço, o banco deixou de ter sua função original e ganhou função decorativa”, lembra Fabiana Vanz, do setor educativo da casa-museu.
Aberta ao público há oito anos, a Fundação Ema Klabin abriga um valioso acervo de mais de 1500 obras, entre pinturas do russo Marc Chagall e do holandês Frans Post, talhas do mineiro Mestre Valentim, mobiliário, peças arqueológicas e decorativas. A casa de 900 m² foi inspirada no Palácio de Sanssouci, em Potsdam, Alemanha e tem um jardim assinado por Burle Marx.
Concerto
Após a visita, às 16h30, o público pode conferir, no espaço de eventos da casa-museu o espetáculo “Sobre Todas as Cordas” pelo Programa Música do Mundo. O concerto abrange uma gama de sonoridades através do universo das cordas: violão, viola caipira, violino, cello, violão de 7 cordas, tiple, alaúde árabe, kanun, bousuk, guitarrón, cavaquinho, guitarra, cuatro venezuelano, charango, kora ñgoni, bolón, guimbre, baixo acústico e piano. O grupo é formado por Rui Barossi, Danilo Penteado, Eduardo Lobo, Sami Bordokan, Helena Picazzio e Carlinhos Antunes. No repertório uma viagem musical que vai da bossa nova ao frevo, dos ritmos de fronteira ao samba e ao jazz, da música oriental e africana ao choro, do musette francês à música indiana.
 
Visita Temática – Data: 18/04 (sábado)- Horário: 14h30 às 16h30
Concerto “Sobre Todas as Cordas” – Horário: 16h30
Entrada franca
Fundação Ema Klabin
Rua Portugal, 43 – Jardim Europa – São Paulo