Aumento da tarifa de energia elétrica em Porto Alegre pode chegar a 86% em menos de um ano

conta de luz lampadas energia eletrica
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Porto Alegre foi a capital que registrou o segundo maior aumento no valor da tarifa de energia elétrica (57,5%) de janeiro a julho de 2015. No entanto, estimativas da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO) revelam que esse aumento pode chegar a cerca de 86% em outubro, data prevista para o reajuste anual da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE).
O conselheiro da ABESCO e diretor da ESCO (empresa de serviço de conservação de energia) APS Soluções em Energia, Aldemir Spohr, explica que esse aumento se deve à expectativa de que o reajuste anual da CEEE fique em torno dos 18%. “A previsão é que o preço da energia vai se manter elevado, vide a quantidade dos reajustes extraordinários que tivemos esse ano. Não à toa o mercado tem procurado cada vez mais projetos de eficiência energética com o intuito de amenizar o impacto dos reajustes”, explica.
Segundo o especialista, no comércio a maior parte da procura é por ações em refrigeração e iluminação e na indústria por soluções que envolvam questões térmicas, ar comprimido e processos que necessitem de refrigeração.
Esses temas serão abordados durante o 12º Congresso Brasileiro de Eficiência Energética (COBEE), que tem como tema o “Combate ao Desperdício de Energia. A Hora é Agora!”, que reunirá nos dias 25 e 26 de agosto de 2015, das 8h30 às 18h30, no Centro de Convenções Frei Caneca ( Rua Frei Caneca, 569 – Consolação ), em São Paulo / SP, os principais players do mercado para apresentar as novidades e tecnologias.
 
12º Congresso Brasileiro de Eficiência Energética (COBEE) e ExpoEficiência
Data: 25 e 26 de agosto de 2015
Horário: 8h30 às 18h30
Local: Centro de Convenções Frei Caneca – São Paulo
Endereço: Rua Frei Caneca, 569 – Consolação, São Paulo/SP
Inscrições: telefone (11) 3549-4525