Vinhos : rótulos refrescantes para degustar na primavera

Vinhos refrescantes para a primavera
Vinhos refrescantes para a primavera

Vinhos na Primavera

Vinhos : rótulos refrescantes para degustar na primavera

Dia 22 de setembro começa oficialmente a primavera, mas ela já deu o ar da graça antes do tempo. Para aqueles que pensam que vinho é uma bebida que combina apenas com os dias frios do inverno, preparamos uma seleção de rótulos refrescantes que combinam com a estação mais florida do ano.

A primeira dica é o espumante 3B, da enóloga Filipa Pato, perfeito para acompanhar refeições à base de frutos do mar. É um espumante rosé refrescante elaborado com as uvas Baga e Bical, na região da Bairrada, em Portugal (daí o nome 3B). Em boca é seco, frutado e possui excelente acidez. A graduação alcoólica é de 12,5%.

Para quem prefere os brancos, a dica é o Santa Carolina Reserva Chardonnay, vinho seco que apresenta textura suave, acidez balanceada e final equilibrado. Uma média de 40% do vinho fermenta em barricas antigas e posteriormente amadurece durante 6 meses em carvalho francês, o que dá a ele uma complexidade única. É elaborado no Vale do Casablanca, um dos melhores microclimas do Chile para essa uva. A graduação alcoólica é de 14%.

Para aqueles que preferem um vinho branco refrescante, a sugestão é o Vinho Verde DOC Santola, elaborado por um dos mais tradicionais produtores de Portugal, a Caves Messias. Seus aromas intensos e frescor devem-se à combinação de uvas Loureiro e Pederña. A graduação alcoólica é de 9%.

Outra sugestão vem do Novo Mundo, o Benjamin Nieto Rosé Suave, elaborado com a uva Malbec na região argentina de Mendoza. Seus aromas lembram frutos vermelhos maduros, como morangos e amoras, e em boca é levemente adocicado. A graduação alcoólica é de 12%.

Cesta de Piquenique

Sugestão para os que gostam de promover um piquenique no dias lindos de primavera. Levar o vinho em um recipiente térmico para manter a temperatura ideal (geralmente os brancos entre 6 e 8 º C; os rosés entre 8 e 12 º C; e os espumantes entre 6 e 8 º C). Lembre-se que uma garrafa deixada durante 8 minutos na água com gelo sofrerá uma redução de 5º C em sua temperatura, o que corresponde a 60 minutos de permanência na geladeira.