Porto Alegre – Frota da Carris volta a circular após determinação da Justiça

onibus-carris-ricardo-giusti-pmpa-650-390-01
Os ônibus da Companhia Carris Porto-alegrense começaram a deixar a garagem no início da tarde de segunda-feira (03.08.15). A Justiça do Trabalho deferiu, no final da manhã, a solicitação da empresa para a desobstrução da garagem, diante da paralisação realizada por parte dos rodoviários. Na liminar, a juíza Fabíola Sclúvitz Dornelles Machado determinou o desbloqueio imediato dos portões e estipulou multa diária de R$ 20 mil à comissão sindical da Carris em caso de descumprimento.
Mais cedo, a direção da Companhia anunciou ainda que será cortado o ponto dos funcionários que não se apresentarem para trabalhar. No interior da empresa, cerca de 70% das tripulações deste horário estavam dispostas a cumprir a jornada de trabalho normalmente.
Desde as primeiras horas desta manhã, as linhas da Carris não estavam circulando nas ruas e avenidas da Capital. O motivo, conforme funcionários que estão em assembleia em frente à garagem, é falta de segurança. A frota completa da Carris é de 383 veículos e 29 linhas.
Para minimizar o impacto da paralisação dos servidores, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) remanejou ônibus de outros consórcios para atender as linhas T1, T4, T6, T11 e 343 – Campus Ipiranga.
ARQUIVO
Por falta de garantia de segurança através da mobilização dos Policiais Militares, a Carris, maior empresa de transporte coletivo por ônibus da Capital, deixa de atender a 300 mil usuários.
7h10 – Ônibus da Carris seguem parados. Nova assembleia será realizada às 7h30. EPTC está suprindo linhas T1, T4 e T11 com veíc. de outras empresas
7h – Conorte atende as linhas T1/T4 com 8 ônibus. Já STS atende a T11 com 10. A Unibus atende a T6 e 346 com 10.
6h20 – Funcionários da Carris vão realizar assembleia às 6h30 para decidir se ônibus vão sair da garagem
6h10 – Alternativa aos passageiros é fazer integração no Centro ou em avenidas.
6h – Catamarã opera normalmente entre Guaíba e Porto Alegre
5h58 – TrensUrb – Trens e aeromóvel operando normalmente
5h57- Manifestação bloqueia garagem da Carris. Ônibus da empresa não estão circulando.
5h56 – Não há definições se a paralisação dos funcionários da Carris ocorrerá durante todo o dia ou somente em um turno.
5h55 – Atenção: Linhas de ônibus da Carris não estão circulando. Demais empresas atendimento normal, até o momento.