Porto Alegre – Centro de Eventos da PUCRS recebe nos dias 13 e 14 de Abril o Fórum da Liberdade 2015

Porto Alegre PUCRS Fórum da Liberdade 2015
O 28º Fórum da Liberdade, que irá ocorrer nos dias 13 e 14 de abril de 2015, no Centro de Eventos da PUCRS, trará grandes nomes a Porto Alegre (RS) para participar dos debates sobre Caminhos para a Liberdade, tema desta edição. Os participantes nacionais e internacionais abordarão dentro deste contexto questões como Educação e Meritocracia, Caminhos para o Brasil, Livre Mercado, Empreendedorismo, Instituições, América Latina e Liberdade de Expressão.
Na solenidade de abertura, no final da tarde do dia 13, serão entregues os prêmios Libertas e Liberdade de Imprensa. O empresário e presidente da Celulose Riograndense Walter Lídio Nunes será agraciado com o Prêmio Libertas, concedido aos empreendedores que se destacam no trabalho pela valorização dos princípios de economia de mercado e de respeito ao Estado de Direito democrático. Já o jornalista âncora do Jornal da Globo, William Waack, será homenageado com o Prêmio Liberdade de Imprensa, conferido aos profissionais que preconizam a liberdade de imprensa e que se dedicam ao desenvolvimento do pensamento crítico.
A 28ª edição do evento terá sete painéis e duas palestras especiais. O ex-governador da Carolina do Sul (EUA) David Beasley fará a primeira palestra especial no segundo dia do Fórum. Já a cientista política Glória Álvarez fará sua palestra especial na terça-feira, às 17h30min.
O primeiro painel (segunda-feira, dia 13 de abril, às 17h) trará um grande debate sobre Educação e Meritocracia. Participarão o professor e pesquisador no Insper, Fernando Schüler; o CEO do Grupo Kroton Educacional, Rodrigo Galindo; e o diretor executivo do programa de MBA da Rotterdam School of Management, na Universidade de Erasmus, Milton Sousa. O painel será mediado pelo diretor do Fórum da Liberdade do Instituto de Estudos Empresariais (IEE), Mauro Zaffari.
O segundo painel (segunda-feira, dia 13 de abril, às 19h30) irá tratar sobre Caminhos para o Brasil. Os debatedores serão o economista-chefe do Credit Suisse, Nilson Teixeira; e o senador eleito pelo Estado de Goiás, Ronaldo Caiado. O presidente do Instituto de Estudos Empresariais (IEE), Frederico Hilzendeger, será o responsável pela mediação.
Livre Mercado será o tema do terceiro painel (terça-feira, às 9h) do evento. Contará com a participação do presidente do Instituto Liberal, colunista da revista Veja e do jornal O Globo, Rodrigo Constantino; do sênior fellow do Programa F. A. Hayek de Estudos Avançados em Filosofia, Política e Economia no Mercatus Center, na George Mason University, Donald Boudreaux; e do cientista político, Diogo Costa. A mediação ficará a cargo do diretor Financeiro do IEE, Daniel Flores.
O quarto painel (terça-feira, 10h30) do Fórum terá debates sobre Empreendedorismo. Quem trará exemplos para o público será a garota norte-americana de 10 anos fundadora da Tomorrow’s Lemonade Stand (TLS), Kylee Majkowski; a cofundadora da Tomorrow’s Lemonade Stand (TLS), Amanda Antico; o fundador do Easy Taxi, Tallis Gomes; e a CEO e co-fundadora do Bliive, Lorrana Scarpioni. O diretor de Formação do IEE, Rodrigo Tellechea, será o mediador do painel.
O quinto painel (terça-feira, 14h) discutirá as Instituições, tendo como participantes o professor titular de Direito Tributário da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Humberto Ávila; o professor e pesquisador, Demétrio Magnoli; e o presidente do Instituto de Liberdade Económica e professor na Universidade de Lisboa, Jorge Vasconcellos e Sá. O painel contará com a mediação do diretor de Eventos do IEE, Ricardo Heller.
América Latina será o tema do sexto painel (terça-feira, 16h), que contará com as presenças do jornalista e escritor Plinio Apuleyo Mendoza; do presidente da Atlas Network, Alejandro Chafuen; e do economista e cientista político, Pedro Schwartz. O vice-presidente do IEE, Fernando Ulrich, será responsável pela mediação.
O painel de encerramento da 28ª edição do Fórum colocará no debate o tema Liberdade de Expressão #NasRuasPelaLiberdade. Estarão presentes na discussão de ideias o deputado Estadual do RS pelo PP, Marcel van Hattem; o escritor e jornalista, Eduardo Bueno; e a advogada colombiana Catalina Botero. A mediação será responsabilidade do fundador-presidente do Instituto Mises Brasil, Hélio Beltrão.