Parlamento Metropolitano quer ampliar atuação de vereadores

Parlamento Metropolitano vereadores 2015 (1)
A Região Metropolitana passa a contar oficialmente com um novo espaço de debates políticos. Na manhã desta sexta-feira (24/4), foi realizado o Ato de Instalação do Parlamento Metropolitano, que reúne 442 vereadores de todas as 34 cidades da Grande Porto Alegre, englobando cerca de três milhões de eleitores.
A cerimônia ocorreu no plenário Otávio Rocha, da Câmara Municipal da Capital. “É na Câmara de Vereadores e na Prefeitura que os cidadãos batem na porta para reivindicar melhorias”, lembrou o prefeito de Porto Alegre. José Fortunati destacou a importância do Poder Legislativo. “É ali que está representado o poder de forma plural, com a pluralidade de ideias”.
Sobre o Parlamento Metropolitano, disse que será um fórum para “unificar as forças” para que se possa buscar recursos para projetos que ajudem a melhorar a situação das cidades da região de forma integrada. “Desejo vida longa. A Prefeitura quer contribuir para que este parlamento tenha uma atitude política importante para o País.”
Na sequência, falaram os seis vice-presidentes regionais do Parlamento Metropolitano. “Estamos vivendo um momento histórico. Espero que possamos trabalhar unidos, pensando nas nossas cidades e no nosso Estado”, afirmou o vereador Diego Martins (PMDB – Portão). “Hoje damos o pontapé inicial. Vamos ter muito trabalho daqui para a frente”, complementou o vereador Leonar Marinho (PT – Viamão).
O presidente da Câmara de Taquara, Eduardo Kohlrausch (PTB), disse estar esperançoso. “Queremos atender às demandas das cidades da nossa região do Vale do Paranhana, que são muito carentes”. Já Guilherme Mota (PMDB – Nova Santa Rita) ressaltou os anseios da sociedade. “A população exige e as ruas demonstram o quanto a nossa sociedade espera uma postura diferente dos políticos.”
Única mulher, a presidenta da Câmara de Estância Velha, Neila ‘Mana’ Becker (PT), afirmou se sentir honrada em fazer da Mesa Diretora do Parlamento Metropolitano. “É um espaço muito importante para que possamos trabalhar os temas regionais que são fundamentais para as nossas cidades”. “Queremos ampliar o debate de ideias para que possamos resolver os problemas de nossos municípios”, acrescentou o presidente do Legislativo de Guaíba, Ernani ‘Chacrinha’ (PMDB).
Representando a Assembleia Legislativa do Estado, o deputado Maurício Dziedricki (PTB) salientou que o Parlamento Metropolitano “demonstra o prestígio de cada vereador da nossa região, e a responsabilidade deles com a sua gente”. Também fizeram parte da mesa o prefeito de Guaíba, Henrique Tavares, e o diretor-superintendente da Metroplan, Pedro Bisch Neto.