Aeroporto do Recife é eleito o melhor do país em 2014

Aeroporto Internacional do Recife-Guararapes
O Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre foi escolhido o melhor do Brasil em 2014. De acordo com pesquisa de satisfação do passageiro da Secretaria de Aviação Civil, o terminal da capital pernambucana recebeu o título de Aeroporto + Brasil, principal categoria da premiação promovida pela Secretaria de Aviação Civil.
Ano passado, o Aeroporto do Recife teve uma movimentação de quase 7 milhões de passageiros. O levantamento foi feito ao longo de 2014, período em que foram entrevistados 64.539 passageiros de voos domésticos e internacionais nos aeroportos do Recife, Galeão, de Viracopos, Brasília, Guarulhos, Confins, Natal, Congonhas, Fortaleza, Porto Alegre, Curitiba, Manaus, Salvador, Cuiabá e no Santos Dumont. Esses terminais respondem por 95% da movimentação em todo o país.
Os passageiros responderam a perguntas sobre 48 quesitos. O Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, venceu em quatro categorias (check-in mais eficiente, raio X mais eficiente, aeroporto mais confortável e aeroporto mais cordial).
O terminal de Natal foi escolhido o mais limpo. Confins, em Minas Gerais, receu o título de serviço público mais eficiente. O de Curitiba ficou com a premiação de melhor facilidade para os passageiros. O Santos Dumont, no Rio, foi avaliado com o melhor serviço de restituição de bagagem. Segundo a secretaria, o nível de confiança e a margem de erro da pesquisa são, respectivamente, 95% e 5%.
Os aeroportos vencedores receberam um troféu e um certificado. Eles poderão fazer artes gráficas e expor o prêmio em suas dependências.
Anteriormente, a secretaria divulgava os resultados da pesquisa a cada trimestre. A partir de agora, o prêmio será anual para o melhor aeroporto e os terminais que mais se destacaram nas oito categorias. Para o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, isso estimula melhorias na prestação de serviços, com base na satisfação dos usuários do transporte aéreo.