Marcos Hamerski conduzirá o Fórum Confecção no Integramoda RS

integramoda-rs-marcos-hamerski-forum-confeccao-foto-leridiane-souza
O docente da Fiergs/SENAI Marcos Hamerski apresentará o “Inova Moda Inverno 2016”, que faz parte da programação do Integramoda RS, no dia 05 de agosto de 2015, no auditório da CIC de Caxias do Sul. O encontro reunirá profissionais e empresários do setor têxtil, formadores de opinião, estudantes das áreas de Moda e Design e propõe o tema “Ação” como um convite para inovar com uma criatividade proporcionada pelas portas abertas às novidades.
Marcos Hamerski é graduado em Design de Calçados, com Extensão em História da Moda no Ocidente e Design Estratégico. Ele atua nas áreas de Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento e trará para Caxias o Inverno 2016 fundamentado em três grandes temas.
O primeiro tema é “Destemperados” e aborda o fim dos moldes prontos na produção, provocando uma ruptura radical diante dos antigos códigos. Hamerski conta que a ideia é questionar o consumismo exagerado, que motiva uma libertação do espírito anárquico e que inspira novas interfaces. O tema promove uma inquietude em relação ao futuro.
“Essenciais” é o tema que discute a utilização das coisas no estado bruto. Aborda as trilhas que levam os ofícios e as tradições para o futuro. Desenha-se uma nova revolução industrial com artesanato tecnológico e impressões 3D com a presença de materiais selvagens e oxidados, revelando ação do tempo. Para Hamerski, o segundo tema remete à construção de valores com as próprias mãos.
Na terceira temática “Anônimos”, a vontade do consumidor de ser “normal” se manifesta pelo “viver sem rótulos”. O designer destaca que livrar-se dos excessos é uma necessidade. Há uma busca por produtos silenciosos e atemporais. Outra corrente neste tema é a questão do sem gênero (genderless): um novo nicho de mercado se abre para os produtos unissex.
Para o público em geral, o investimento é de R$ 50 e R$ 25 para estudantes.
Foto Marcos Hamerski por Leridiane Souza