
Produção de móveis no RS
Relatório do IEMI aponta a geração de 6,5 milhões de peças, o que representou em junho/18 alta de 17% em comparação a maio
Nos seis primeiros meses de 2018, a produção de móveis no estado do Rio Grande do Sul representou crescimento de 3,4%. Apenas no mês de junho foram 6,5 milhões de peças, alta de 17% em relação a maio. Nos últimos 12 meses, houve estabilidade de 0,1%, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As informações estão no relatório de agosto com dados de junho e julho 2018, intitulado ‘Conjuntura e comércio externo do setor de móveis no Brasil’, do IEMI – Inteligência de Mercado.
No quesito exportações, em junho esse segmento apresentou alta de 58,6%, atingindo US$ 18 milhões, porém, em julho, as exportações registraram queda de 21,8%, resultando em US$ 14 milhões. Com relação aos países de destino das exportações de móveis do Rio Grande do Sul, no mês de julho o Uruguai ficou em primeiro lugar com 17,1% dos valores exportados, seguido pelos Estados Unidos com 15,7% e pelo Peru com 13,8%.
De janeiro a julho de 2018, dos valores exportados pelo Rio Grande do Sul, o principal destino das exportações foi o Uruguai com 15,3%. O Peru veio em seguida com 14,4% e os Estados Unidos em terceiro com 14,3%.
A análise do consumo aparente de móveis no estado gaúcho mostra que o volume foi de seis milhões de peças, apresentando aumento de 10,2% em relação a maio. No acumulado do ano até junho houve alta de 2,8%.
Em se tratando de vendas do comércio varejista de móveis, o Rio Grande do Sul também cresceu 2,8% em volume e em valores 3,6%. No acumulado do ano, o varejo em volume apresentou crescimento de 4,3% e 4,4% em valores das receitas.