Rio Grande do Sul – Hemocentro e bancos de sangue precisam de doações

hemocentro-rio-grande-do-sul-bancos-de-sangue-doacoes-de-sangue-doacao-de-sangue
 
O Hemocentro do Rio Grande do Sul (Hemorgs) está com níveis baixos de sangue no estoque, o que gera preocupação. Principalmente durante o inverno, o número de doações diminui. Por isso, a instituição renova o apelo para que a população colabore.
Doar sangue é simples, rápido e não dói. Os intervalos entre uma doação e outra devem ser de 60 dias para homens e de 90 dias para mulheres. Para doar, é preciso estar bem de saúde, portar documento oficial de identidade com foto e ter idade entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem ter autorização de pais ou responsáveis.É preciso também pesar 50 quilos ou mais, não estar em jejum, mas com alimentação não gordurosa, ter dormido pelo menos seis horas e não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas.
Para doar sangue em Porto Alegre, basta dirigir-se ao Hemocentro, que fica na Avenida Bento Gonçalves, 3.722, no bairro Partenon, ou aos hospitais Santa Casa, Clínicas, Conceição e Divina Providência.
Santa Maria, Passo Fundo, Pelotas, Cruz Alta, Palmeira das Missões, Santa Rosa, Alegrete e Caxias do Sul também possuem hemocentros. Nos municípios onde não há unidades de coleta, os doadores devem procurar os hospitais.