Vinho : cores, sabores e o frescor da primavera na taça

Primavera : harmonização de vinhos

Os pratos leves combinam com a estação das flores, quando a temperatura também já começa a esquentar.  Refeições a base de frutos do mar, peixes, saladas e queijos são ótima pedida.

A chegada da Primavera traz mais cores, sabores e frescor aos dias dos amantes de vinhos. Para quem deseja tirar o melhor da relação vinho-primavera, a importadora de vinhos Casa Rio Verde, de Belo Horizonte, dá dicas dos estilos que mais combinam com a estação com sugestões de vinho para um casamento perfeito.

VINHOS ROSÉS LIGHT E ROSÉS VIGOROSOS

O preferido e mais apreciado para a estação é o vinho Rosé. A bebida é elaborada a partir de uvas tintas, que são submetidas a macerações curtas, apresentando um sabor mais refrescante e com baixo teor de álcool.

Os Rosés Light são vinhos leves, refrescantes, delicados, alegres e descontraídos. Predomina um tom claro em sua cor. Aromas frescos e delicados de frutas e flores. No paladar expressam frescor. Agradam a todos os públicos, especialmente aos enófilos Iniciantes e Intermediários. Ideais para serem consumidos ao ar livre. Já os rosés  vigorosos são frutados,  densos, macios. Possuem cor cereja. Aromas de frutas vermelhas, como cereja, morango e framboesa. Às vezes os perfumes são também florais.

Agradam a todos os públicos. Ideal em reuniões entre amigos e na harmonização com pratos, onde são versáteis.

:: Rosé Light – Este Vinho Verde Rosé (Portugal) 2018 
:: Rosé Vigorosos – Vinho De Angelis Rosato I.G.T Marche 2017 (Itália)

VINHOS BRANCOS FRUTADOS E GASTRONÔMICOS

Os brancos frutados são descontraídos, aromáticos e com sabor de frutas.

Apresentam aromas florais, com maior ou menor intensidade, dependendo do vinho. Podem apresentar notas de abacaxi, maçã, maçã verde, melão, pêssego ou maracujá. Agradam a todos os públicos por suas características agradáveis e refrescantes. Já os bancos gastronômicos são mais estruturados e intensos. São ideais para acompanhar pratos mais complexos.

As uvas Sauvignon Blanc, possuidora de boa refrescância e intensidade, e Chardonnay, mais gastronômica, são as protagonistas da estação. Porém, apreciar um bom vinho branco exige um serviço correto. A temperatura certa é superimportante para que ele mostre todo o seu frescor.

:: Branco Frutado – Vinho Torreón de Paredes Reserva Sauvignon Blanc (Chile) 
:: Branco Gastronômico – Vinho Espanhol Pulpo Albariño 2016

VINHOS TINTOS LEVES

Para quem não abre mão do tinto, procure tintos com pouco tanino, mais macios como os das uvas Pinot Noir, Merlot e Carmerére. Sõa leves, frutados, fáceis de beber. Com pouco tanino, atendem perfeitamente ao paladar de enófilos Iniciantes. Agradam também aos consumidores Intermediários. São perfeitos para clima mais quente, pois podem ser bebidos gelados. Existem  boas opções de uvas tintas, com baixa graduação alcoólica, sem passagem por madeira e taninos mais leves como. São macios e fáceis de beber  em dias amenos.
:: Tinto Leve – Vinho Francês Cuvée De L’oiselier Pinot Noir IGP Pays d’OC 2016