Natal Luz de Gramado 2019 / 2020 : data, apresentações e programação

Preview Natal Luz de Gramado 2019 / 2020 - Foto Cleiton Thiele
Preview Natal Luz de Gramado 2019 / 2020 – Foto Cleiton Thiele

Natal Luz de Gramado 2019 / 2020

O Natal Luz de Gramado que atrai todos os anos mais de dois milhões e meio de turistas para a Região das Hortênsias na Serra Gaúcha, acontece de 24 de outubro de 2019 a 12 de janeiro de 2020 com muitas atrações como shows, concertos, teatro, música, desfiles e paradas, em diversas apresentações. O evento conta com extensa programação gratuita e apenas três espetáculos pagos, que nesta 34ª edição contarão cada um com um diretor exclusivo responsável por sua execução. O espetáculo do Lago Joaquina Rita Bier, “Illumination”, estará a cargo de Sérgio Korsakoff. No ExpoGramado, o “Desfile de Natal – A Magia do Noel”, será dirigido por Davi Souza e “A Lenda do Bosque de Natal” por Fabrício Ghomes, também responsável pelo tradicional – e gratuito – “Show de Acendimento”, que acontece ao anoitecer em frente ao Palácio dos Festivais.

PREVIEW NATAL LUZ 2019 / 2020
No final da tarde desta terça-feira, dia 30, a Gramadotur recebeu na Caza Wilfrido a imprensa, autoridades e convidados para contar as muitas novidades e atrações entre grandes shows, espetáculos musicais, desfiles, paradas, concertos, teatro e música em mais de 500 apresentações o evento deste ano.

O Natal Luz terá três diretores artísticos para comandar os grandes espetáculos. Sérgio Korsakoff dirige o “ILLUMINATION”, o novo show do Lago, Davi de Souza comanda o “DESFILE – A MAGIA DO NOEL”, e Fabrício Ghomes está a frente de dois espetáculos, o teatro musical “A LENDA DO BOSQUE DE NATAL” e o “SHOW DE ACENDIMENTO”, todos com a missão de garantir a participação empolgada e emocionante do público, reunindo famílias e proporcionando alegria e diversão dignas do legítimo espírito natalino. São centenas de artistas – bailarinos, cantores, músicos, atores, produtores e diretores – que aliam talento e inspiração transformando Gramado em uma cidade mágica para a temporada de Natal que dura 81 dias. Com investimentos feitos pela Gramadotur, o evento visa oferecer a oportunidade de mostrar que “Aqui a Magia é Real”.

Sempre buscando resgatar que ‘AQUI A MAGIA É REAL’ no Natal em Gramado, a programação do evento oferece também uma extensa programação gratuita. Desta forma, independente de poder aquisitivo, todos os públicos podem celebrar e participar dos festejos. Entre os espetáculos gratuitos, estão a Parada de Natal, Vila de Natal, Tannenbaumfest, Árvore Cantante, shows da Rua Coberta e a Trupe de Natal. O destaque na programação gratuita é o tradicional Show de Acendimento, um espetáculo teatral que acontece diariamente às 20 horas em frente ao Palácio dos Festivais, no centro da cidade de Gramado e reunindo milhares de pessoas a cada apresentação.

A decoração das ruas e avenidas de Gramado será novamente uma atração à parte. Cláudia Casagrande, Diretora de Decoração do Natal Luz, afirmou que “a decoração natalina tem a responsabilidade de inserir o espírito de natal na cidade. Este ano trabalhei um conceito lúdico e também o religioso, será um natal tradicional e elegante. O Lúdico nos remete a doçura da infância onde o Papai Noel faz com que acreditamos em nossos sonhos. O religioso, representado por anjos, são responsáveis por nos proteger, são os mensageiros de Deus”, comentou. A decoração da cidade será este ano ampliada, nesta ampliação está toda a extensão da Av. das Hortênsias, da Rótula da Rua São Pedro até a rotatória próximo ao pórtico de entrada da cidade via Nova Petrópolis.

Conheça um pouco mais das atrações do evento:

A LENDA DO BOSQUE DE NATAL – Terças e Sextas às 21h – Expogramado.
“A Lenda do Bosque de Natal”, dirigida por Fabrício Ghomes, é uma peça teatral direcionada para todas as famílias e que promete agradar adultos e crianças contando uma história repleta de sentimentos elevados. Nela, os moradores de uma bela vila escondida no bosque de pinheiros de Natal irão passar por momentos de muita emoção, em virtude do suposto sumiço do Papai Noel. Após descobrirem que tudo não passou de um grande mal-entendido, os aldeões voltam a viver sua encantadora vida. O espetáculo conta com 16 atores e 16 bailarinos e convida o público a descobrir como os simpáticos camponeses irão resolver a situação, em meio a uma cenografia deslumbrante e grandiosa, especialmente elaborado para contar e emoldurar uma comovente e divertida história, com uma trilha sonora original.

DESFILE – A MAGIA DO NOEL – Quintas e Domingos às 21h – Expogramado.
O “Desfile – A Magia do Noel” estará a cargo do diretor artístico Davi Souza, contando com três momentos distintos. Iniciando com o símbolo maior do Natal, o nascimento do menino Jesus, mais conhecido como NATIVIDADE, o prólogo irá trazer esse Auto de Natal, emocionando o público presente com a mais linda das histórias em forma de Cortejo, unindo tecnologia, música, atuação, som e luz. Na sequência, a avenida do Expogramado se transforma em uma Parada de Natal Circense, com mais de trinta artistas entre músicos, acrobatas, malabaristas e palhaços, que irão levantar o público. O gran finale do Desfile é desenvolvido todo na figura do Papai Noel, desde seu surgimento como São Nicolau até a figura tradicional que todos conhecemos atualmente. O bom velhinho aparece e interage ao longo de todas as alas do Desfile, devidamente acompanhado de elfos, duendes, fadas, brinquedos, doces, bailarinos, atores, patinadores, artistas circenses, carros elétricos, carros aéreos, projeção mapeada, enfeites de Natal e muita interação com a plateia.

ILLUMINATION – Todas as Quartas e Sábados às 21h. Em Dezembro acontece também às segundas-feiras às 21h – Lago Joaquina Rita Bier.
O show do Lago será totalmente novo. Dirigido por Sérgio Korsakoff, o espetáculo terá uma estrutura para o público com excelente visibilidade, cenografia e efeitos especiais de última geração. A atração conta com grandes tenores e sopranos e arranjos musicais emocionantes sob o comando de Walther Neto e dois maestros que irão apresentar grandes clássicos de Natal. No palco, 24 bailarinas e bailarinos, 32 coralistas, 20 percussionistas, violinistas, fogos, águas dançantes, quatro telas de projeção em água com 200 m² cada uma e um novo chafariz. O show do Lago terá uma narrativa introdutória com a voz de Cid Moreira, contando a criação do Mundo, o Nascimento de Jesus, e o verdadeiro sentido do Natal, com ações de interação com o público, resgatando a beleza das Noites de Natal. Atores irão representar os Três Reis Magos e a história de José e Maria em um cenário especialmente construído e projetado.

SHOW DE ACENDIMENTO – Diariamente às 20h em frente ao Palácio dos Festivais.
O Show de Acendimento, a grande atração gratuita do Natal Luz, estará cargo do diretor artístico gramadense Fabrício Ghomes, realizando diariamente um espetáculo de som, luz e emoção. Papai Noel está em sua biblioteca, como de costume, lendo as cartinhas das crianças, e, em meio a inúmeros pedidos, uma carta chama a atenção. É um pedido de Ana, uma menina doce, moradora da cidade de Gramado. A boa menina não pede um brinquedo, mas sim uma coisa muito especial: um lindo show de acendimento. A carta escrita com toda a pureza da menina comove o bom velhinho que convoca o Conselho das Luzes de Natal. Juntamente com esses sábios amigos, Papai Noel coordena um projeto para iluminar a maior cidade natalina do Brasil. O cerimonial acontece no centro de Gramado em uma estrutura exclusiva, montada no Palácio dos Festivais em frente à Rua Coberta. Lá, turistas e a comunidade se reúnem em um ritual de cooperação para ajudar a equipe dos dedicados guardiões da luz.

ATRAÇÕES GRATUITAS:
TRUPE DE NATAL – Seis personagens interpretando muita música e poesias se misturam para traduzir em cena as mais variadas emoções que o natal suscita. Ao caminhar pelas ruas da cidade e se deparar com os artistas da trupe, pois é um processo itinerante, o visitante entra num misto de alegria, saudade e reflexão. As músicas e as histórias levam o observador a pensar no real significado da data e se darem conta que acima de qualquer coisa o amor e a compaixão são os sentimentos que movem os seres humanos a comemorar o natal.

TANNENBAUMFEST – Reúne a comunidade gramadense e turistas para colorirem ainda mais a cidade. Empresas, hotéis e restaurantes são responsáveis por enfeitar os pinheiros ao longo da Avenida Borges de Medeiros. Este grande encontro é realizado com muita música e participação de todos.

PARADA DE NATAL – A Parada acontece ao longo da principal avenida de Gramado, a Borges de Medeiros, contando novamente com a Roda Sinfônica, uma mini roda-gigante com músicos animadíssimos sentados em seu interior, tocando seus instrumentos musicais, bateria, sax e lira. Um elenco qualificado de 40 componentes, entre artistas e produção, dá o toque especial à Parada de Natal.

A Parada de Natal acontece todas sextas, sábados e domingos, sempre às 16 horas, com espetáculos extras dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro.

VILA DE NATAL – Conta com expositores locais e a visita da Trupe de Natal sempre às 16 horas. Na Vila também fica a Casa do Papai Noel, que receberá a todos para ouvir os seus pedidos. Diariamente, das 10h às 22h, na Praça das Etnias.

SHOWS DA RUA COBERTA – Trata-se de um dos locais mais apreciados da cidade de Gramado recebendo diversas atrações dentro da programação do Natal Luz. Seguindo a tradição, serão realizados diversos shows musicais, de dança e teatro para diversão do público, diariamente às 19h30.

ÁRVORE CANTANTE – A árvore mais tradicional de Gramado tem a honra de receber a presença de corais convidados de todo o Rio Grande do Sul com repertório Natalino em belíssimas apresentações – Sextas e Sábados às 17h30 – consulte programação.

Os ingressos para os três espetáculos pagos podem ser adquiridos no site oficial natalluzdegramado.com.br a partir do dia 08 de agosto. Existe também uma área diferenciada chamada “Tapete Vermelho” que conta com serviço de coquetel antecedendo a apresentação.

O 34º Natal Luz de Gramado é uma realização da Gramadotur e promoção da Prefeitura de Gramado.

Claudia Casagrande, diretora de decoração do Natal Luz de Gramado 2019
Claudia Casagrande, diretora de decoração do Natal Luz de Gramado 2019

Natal Luz de Gramado apresenta projeto cenográfico
A Gramadotur, autarquia municipal responsável pelo Natal Luz de Gramado, promoveu na tarde de quinta-feira (06.06.19), a apresentação do conceito e projeto cenográfico da 34ª edição do maior evento natalino do Brasil. O evento inicia dia 24 de outubro de 2019 e será realizado ao longo de 81 dias até 12 de janeiro de 2020.

Criado pela diretora de decoração, Cláudia Casagrande, a apresentação aconteceu no Teatro Elisabeth Rosenfeld, no centro de Gramado e, segundo Cláudia, “a decoração natalina tem a responsabilidade de inserir o espírito de natal na cidade. Este ano trabalhei um conceito lúdico e também o religioso, é um Natal tradicional e elegante.” A diretora, natural de Gramado, ressalta que “o lúdico nos remete a doçura da infância onde o Papai Noel faz com que acreditamos em nossos sonhos. O religioso, representado por anjos, são responsáveis por nos proteger, são os mensageiros de Deus”. Outro ponto importante destacado foi que “neste ano todo o acervo decorativo do natal de 2018 será utilizado deixando os pontos da cidade contemplados pela decoração ainda mais bonitos, é um Natal rico em detalhes e cada elemento decorativo reflete a união de muitos sentimentos, como a magia, amor, fé e leveza”.

O presidente da Gramadotur, Edson Néspolo, anunciou o aumento de 20% nos investimentos referentes à decoração, com relação ao ano passado. “Serão mais de R$ 3,7 milhões investidos em decoração”, comentou Néspolo. Destaque importante para a comunidade local, foi a decisão de ampliar a decoração nos bairros, como a Várzea Grande (o maior de Gramado) e também ao longo da Av. das Hortênsias, da Rótula da Rua São Pedro até a rotatória próxima ao pórtico de entrada da cidade via Nova Petrópolis. “Na principal Avenida de Gramado, a Borges de Medeiros, a decoração será também ampliada até a entrada da ExpoGramado”, disse o dirigente. Informação importante revelada por Néspolo, é a revitalização dos arcos da Avenida das Hortênsias entre a Rua Garibaldi e São Pedro. “Vamos ter uma iluminação totalmente nova, moderna com cores que podem ser modificadas durante o ano, queremos com isto dar uma dinâmica nova ao Natal Luz”, comemora o Presidente a Gramadotur. Já o prefeito de Gramado, João Alfredo “Fedoca” Bertolucci, destacou que a 34ª edição do evento será majestosa e irá mais uma vez surpreender. “Aliás”, enfatiza, “este será o grande objetivo do Natal Luz: surpreender por sua beleza, criatividade e emoção levando o ambiente maravilhoso do Natal ao coração de todas as pessoas.”

ENCERRAMENTO NATAL 2018 / 2019
Aproximadamente cinco mil pessoas assistiram ao Grande Desfile de Natal no Expogramado no domingo (13.01.19). O espetáculo encerrou oficialmente a 33ª edição do evento que reuniu 2,3 milhões de pessoas em Gramado ao longo de seus 81 dias de duração. O evento mais uma vez ratificou a força e a dedicação da comunidade gramadense para recepcionar seus visitantes e honrar a fama de ser o maior evento natalino do Brasil.

BALANÇO
O Natal Luz ofereceu muitas atrações entre grandes shows, espetáculos musicais, desfiles, paradas, concertos, teatro e música em mais de 500 apresentações. Entre as novidades, destaque para a tão esperada cobertura das arquibancadas e camarotes do Lago Joaquina Rita Bier protegidos contra a chuva, onde foi apresentado o espetáculo Reencontros de Natal. A decoração também só recebeu elogios e, devidamente assinada pela diretora de decoração, a gramadense Cláudia Casagrande, apresentou um inspirado projeto que destacou as cores tradicionais do Natal, o vermelho, o verde e o dourado, ornamentando a cidade em toda sua essência e simbolismo.

O Natal luz 2018 obteve resultado positivo de quase R$ 8 milhões. Foram contabilizados R$ 33.488.904,79 de receitas e R$ 25.530.537,28 em despesas. Os recursos serão investidos na manutenção da Gramadotur, além de ampliar e qualificar os primeiros eventos de 2019 como a Páscoa em Gramado e a Festa da Colônia. A diretoria também ressalta o movimento na economia local, investimentos sociais e pesquisa da Universidade de Caxias do Sul – UCS. “Fizemos um excelente trabalho com um resultado muito positivo para a Gramadotur e para o Município”, destacou o presidente da Gramadotur, Edson Néspolo.

Durante a entrevista coletiva, a diretoria fez questão de destacar os avanços ocorridos na área econômica e social, como por exemplo, a valorização dos artesãos gramadenses na Vila de Natal; o investimento no Programa de Artes Pedro Henrique Benetti, e o aproveitamento de novos talentos no Natal Luz, incentivando assim, a cultura local. Também foi destacada a manutenção da Orquestra Sinfônica de Gramado pela Gramadotur e a participação dos músicos em diversas apresentações, abrilhantando o Natal Luz. Cabe ressaltar ainda a contrapartida social do evento. Foram concedidos 6.800 ingressos em troca de alimentos, material escolar, brinquedos e produtos de limpeza para pessoas de Gramado, e intermediado pela Secretaria de Cidadania e Assistência Social. Além disso, os serviços de alimentação dos espetáculos ficaram sob a responsabilidade dos clubes de serviço de Gramado. Rotary, Lions e Orbis destinaram com o resultado obtido R$ 85 mil para o MOCOVI – Movimento Comunitário de Combate a Violência. O Orbis Clube também repassou R$ 5 mil para a Força Tarefa que atua com socorristas na Região.

Pesquisa
Durante o encontro com a imprensa, a Gramadotur apresentou uma pesquisa feita pela UCS (Universidade de Caxias do Sul). Os principais dados da Pesquisa, avaliados no Natal Luz foram organização e limpeza, com 95,8% de positivo pelos entrevistados. A diversidade de opções disponíveis no Natal Luz mereceu 89,7% de positivo, e disponibilidade e acesso a informações do evento, foi elogiado por 82,8% dos entrevistados. A qualidade geral dos eventos foi muito valorizada pelos entrevistados. Foram medidos, igualmente, os espetáculos pagos, que tiveram a seguinte avaliação:
:: Reencontros de Natal, 89,13% de positivo.
:: Grande Desfile de Natal, 92% de positivo.
:: Natal Pelo Mundo 92,54%, de positivo.
:: Já a decoração da cidade mereceu 96% de respostas positivas.
Visitantes questionados como se sentem em Gramado as respostas satisfatórias tiveram um índice muito alto de aprovação: 98% dos turistas disseram sim.

Opinião
Para o editor de sortimentos.com, Fábio Juchen, a decoração do Natal Luz 2018 / 2019, foi uma da mais bacanas dos últimos 7 anos. “Gramado estava tão linda que todas as vezes que por lá estive, ficava motivado em sair do hotel para caminhar na madrugada e fazer selfies com a decoração ao fundo”, disse.

BALANÇO NATAL LUZ 2017
O Natal luz 2017 obteve resultado positivo de R$ 5.156.477,00 milhões com aproximadamente 2 milhões de visitantes. Pesquisa feita pela UCS (Universidade de Caxias do Sul). Os principais dados da Pesquisa, avaliados no Natal Luz foram organização e limpeza, com 93,2% de positivo pelos entrevistados. A diversidade de opções disponíveis no Natal Luz mereceu 90,7% de positivo, e disponibilidade e acesso a informações do evento, foi elogiado por 90% dos entrevistados. A qualidade geral dos eventos foi muito valorizada pelos entrevistados. Foram medidos, igualmente, os espetáculos pagos, que tiveram a seguinte avaliação:
· Reencontros de Natal, 87% de positivo.
· Grande Desfile de Natal, 89% de positivo.
· Natal Pelo Mundo 89%, de positivo.
· Já a decoração da cidade mereceu 68,3 de positivo.
Os pontos que mereceram mais atenção, verificados pelos entrevistados foram acesso, deslocamento e preços em geral.

A divulgação do evento, a cargo da Espaço Empresarial Comunicação de Gramado, coordenada pelos assessores de imprensa Gerson Sorgetz e Adriano Frauches, conquistou expressivo espaço na imprensa regional, estadual, nacional e, inclusive, internacional. O valor obtido na centimetragem do relatório de mídia espontânea foi de R$ 21.020.904,75. Vale destacar também o aumento de mais de dez mil seguidores na página oficial no decorrer do evento.

SUPER DICA : Confira dicas de festas, ceias, gastronomia, bebidas, moda, beleza, saúde e turismo no especial de FIM DE ANO do sortimentos.com >> clique e confira <<

.