Governo do Estado do Rio Grande do Sul autoriza melhorias no Parque da Guarita, em Torres

Governo Estado Rio Grande do Sul autoriza melhorias Parque da Guarita Torres
O secretário Estadual do Turismo, Esporte e Lazer (Setel) do Rio Grande do Sul, Juvir Costella autorizou a execução de obras de manutenção e melhorias no Parque da Guarita, na praia de Torres, no litoral norte gaúcho . O documento foi encaminhado ao secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo do Município Torres, Roger Santos Maciel, que esteve no gabinete acompanhado do presidente da Câmara Municipal, vereador Gibraltar Pedro Cipriano Vidal. A reforma e pintura da pista de ciclismo e caminhada serão realizadas sob a coordenação da Prefeitura.
“Analisamos e concordamos com as intervenções propostas pela prefeitura de Torres, que buscam a preservação do parque e o cuidado com os frequentadores”, afirmou Costella, lembrando que o processo também é avaliado pelo Departamento de Administração do Patrimônio do Estado (Deape), da Secretaria da Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos do Rio Grande do Sul. O Parque Estadual José Lutzemberger, conhecido como Parque da Guarita, é propriedade do Estado do Rio Grande da Sul e foi cedido para uso ao Executivo de Torres, que deve solicitar aprovação para executar qualquer ação que envolva o patrimônio.
O Parque Estadual foi criado em 1971, para proteger um cenário geológico de valor ambiental e paisagístico. O local possui grande importância cultural e econômica, como referência no lazer ambiental local e recebe anualmente aproximadamente 30 mil visitantes. Em 1996, o parque passou a ser administrado pelo órgão ambiental da prefeitura de Torres, por concessão de uso. Em 2003, recebeu o nome do ambientalista José Lutzenberger, um dos incentivadores da criação do parque.