Florianópolis comemora 289 anos

Florianópolis Santa Catarina 2015
A prefeitura da cidade preparou uma maratona de oito horas seguidas de cultura e entretenimento para comemorar o aniversário da capital Florianópolis. O dia 23 de março ficará gravado na memória de moradores e visitantes de Florianópolis, especialmente daqueles gostam de aventura e lazer. Eventos esportivos como um circuito de surf amador e um festival de skate, agitam a praia do Santinho. O corte do bolo de aniversário da cidade acontece às 11 horas no Parque de Coqueiros. E os parabéns serão cantados no Parque Ecológico do Córrego Grande.
Com mais de cem praias, a Ilha da Magia é o segundo destino brasileiro mais visitado por turistas estrangeiros, de acordo com uma pesquisa do Ministério do Turismo. A maior parte deles (94,5%) visitou Florianópolis motivado pelas belezas naturais das praias da região. Um dos destaques do sul da ilha, Morro das Pedras tem mais de 2 Km de extensão e suas ondas são propícias para a prática do surf.
No centro da cidade, o Palácio Cruz e Souza é um dos atrativos culturais que chama atenção dos visitantes pela sua arquitetura e valor histórico. Tombado como patrimônio histórico estadual, o palácio possui um acervo composto por móveis e objetos do período colonial. O palácio, cujo nome é uma homenagem ao poeta catarinense João da Cruz e Souza, está aberto para visitação de terça-feira à domingo.
A capital catarinense também tem diversos atrativos culturais que preservam a sua história. O Forte Santana, construído em meados de 1761, é uma das fortalezas da época da colonização portuguesa e está aberta à visitação. O objetivo inicial do Forte era proteger a ilha dos navios que tentavam invadir pela Baía Norte. Na década de 1920, foi construída a poucos metros do Forte, a Ponte Hercílio luz, que liga a Ilha da Magia ao continente.
A ponte, inaugurada em 1926, possui um valor histórico para Florianópolis, pois foi ela facilitou o acesso à ilha, que até então era feito apenas por meio de barcos. Fechada em 1982, a Ponte Hercílio Luz se tornou um cartão postal de Florianópolis e em 1997 foi tombada como patrimônio histórico municipal, estadual e federal.
O Ministério do Turismo já investiu R$ 36,8 milhões em obras de infraestrutura e sinalização turística de Florianópolis. Em setembro de 2014, foi concluída a obra de sinalização turística nas rodovias da capital catarinense. O investimento nessa obra foi de R$ 5,8 milhões.