Diversidade gastronômica e qualificação são os destaques da FenaMassa 2015

A variedade no cardápio dos restaurantes do Festival Nacional da Massa – FenaMassa – é o destaque de 2015. Os visitantes poderão conferir diferentes tipos de massas durante os dois fins de semana de evento. Ou seja, todos os dias haverá pratos novos para degustação.
Outra inovação desse ano são os cursos e workshops, criados com o objetivo ensinar novas receitas e passar dicas aos amantes da gastronomia. Em setembro ocorrem dois jantares harmonizados em Antônio Prado e as inscrições já estão abertas.
O primeiro é um workshop para harmonizar cerveja artesanal com massas, no Galpão de Pedra – Gastropub (Avenida dos Imigrantes, 286, Centro), dia 10 de setembro. Já a Vinícola Zanella (Linha Almeida, s/n°, Santa Lúcia) sedia uma harmonização de massas com vinhos, dia 24 do mesmo mês. Os pratos serão preparados pelo chef Felipe Anziliero, coordenador do Comitê de Eventos Gastronômicos.
As inscrições custam R$ 70 e podem ser feitas pelo telefone (54) 3293-1609 ou pessoalmente na CIC de Antônio Prado (Av. Valdomiro Bocchese, 955, Conj. 302). As vagas são limitadas.
A FenaMassa 2015 ocorre de 9 a 12 e de 16 e 18 de outubro de 2015, no Centro Histórico de Antônio Prado. O festival reúne gastronomia típica da imigração italiana, culinária contemporânea, manifestações culturais diversas, artesanato local e produtos coloniais como pães, biscoitos, cucas, doces, embutidos, vinhos e sucos.
Confira abaixo uma receita exclusiva do chef Felipe Anziliero, que estará no cardápio da FenaMassa 2015.
 

Pappardelle ao Ragu de Coelho

Receita Pappardelle ao Ragu de Coelho
Ingredientes
500g de pappardelle cozido “al dente”
800g de carne de coelho (já desossada)
100g de pancetta picada
½ cebola média picada
01 talo de salsão picado
02 colheres de sopa de manteiga
10 folhas de sálvia picada
01 colher de sopa de farinha de trigo
01 cálice de vinho branco seco de boa qualidade
½ litro de caldo de frango (se necessário)
½ dente de alho picado
02 colheres de sopa azeite de oliva
Modo de preparo
Em uma caçarola untada com azeite doure o alho, coloque a pancetta, a cebola e o salsão e deixe fritar um pouco. Junte o coelho e a sálvia, tempere com sal e pimenta e refogue até que o coelho esteja bem dourado. Acrescente a manteiga, pulverize com a farinha, mexa bem, deixe fritar um pouco e junte o vinho. Deixe evaporar o álcool, adicione o caldo, cubra a panela e diminua o fogo, cozinhe até que a carne fique macia. Após o molho ficar mais denso, corrija o sal se necessário. Sirva o molho com a massa bem quente.