São Paulo – Espetáculo "A Fantástica Casa de Bonecas", com Helena Ranaldi, no Teatro das Artes

espetaculo-a-fantastica-casa-de-bonecas-com-helena-ranaldi-sao-paulo-sortimentos
O espetáculo “A Fantástica Casa de Bonecas”, adaptação do musical Mabou Mines Dollhouse, do norueguês Henrik Ibsen, estreia no dia 21 de março de 2015, no Teatro das Artes (Av. Rebouças, 3970 – Pinheiros – Shopping Eldorado, 3° Piso), São Paulo / SP.
 
Na versão brasileira, Helena Ranaldi interpretará Nora, uma mulher que, a princípio, vive para a casa e o marido até o momento em que questiona seu papel na família e as convenções sociais nas quais é submetida. “Nora é uma mulher que vive uma falsa ideia de felicidade, mas uma hora se dá conta disso. É uma personagem maravilhosa, com trejeitos de boneca, mas não é fácil interpretá-la. E a dificuldade é, justamente, imprimir vida e verdade a essa característica”, ressalta a atriz, que foi pessoalmente convidada pelo ator e produtor cultural, Gugs Henrique.
 
A premiada atriz, diretora, escritora e coreógrafa, Clarisse Abujamra, foi o nome escolhido para substituir a direção do consagrado ator José Wilker, falecido em abril de 2014. Sob seu comando, Helena divide o palco com um elenco formado por anões, os atores Fernando Vigui, Giovanni Venturini e Veronica Ned (filha do cantor Nelson Ned e que interpretará um homem).
 
:: A Fantástica Casa de Bonecas
Chocando uma Europa do século XIX, Henrik Ibsen questiona as atitudes e convenções sociais de sua época, tentando romper com os paradigmas da submissão feminina às vontades dos homens. Ibsen é considerado o Shakespeare da era moderna pelo realismo e pela profundidade psicológica com que retratou as injustiças sociais e a hipocrisia das convenções burguesas, colocando em xeque os valores da classe média europeia. Era de se esperar que sua protagonista sofresse severas críticas por abandonar marido e filhos e sua obra fosse considerada subversiva.