Porto Alegre – Guarda Municipal detém seis pichadores

Disque Pichacao Porto Alegre Disque Pichacao
Na madrugada de terça-feira (21.04.15) a Guarda Municipal, deteve seis jovens por pichação, em duas ocorrências na Capital gaúcha.
 
ATENDIMENTOS
Na primeira ocorrência, dois homens foram flagrados pichando um prédio na praça São Sebastião, na zona norte de Porto Alegre. A segunda ocorrência foi atendida no Largo Glênio Peres, na área central da cidade, onde foram detidos mais quatro pichadores que foram flagrados pelas câmeras de videomonitoramento pichando os quiosques em frente ao Mercado Público. A segunda ação teve o apoio da Brigada Militar ao Patrulhamento Noturno da Guarda Municipal, que em conjunto conseguiram deter os pichadores.
 
MENORES
Entre as prisões, três menores de idade, ques foram levados à delegacia de Polícia para Crianças e Adolescentes (Deca). Os demais foram encaminhados para a área judiciária.
 
AUTUAÇÃO
Os pichadores flagrados são autuados no procedimento de apuração de ato infracional na Lei de Crime Ambiental 960.598, artigo 65, que prevê pena de três meses a um ano, com prestação de serviço à comunidade ou reparação ao dano.
 
DENUNCIE
As denúncias podem ser encaminhadas através do fone 153 – Disque-Pichação. O atendimento do Disque-Pichação é realizado 24 horas por dia, sete dias por semana.
 
OPERAÇÕES
O serviço oferecido pela Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG) permite que a Central de Operações da Guarda Municipal atue com agilidade para coibir o vandalismo. A iniciativa também busca traçar, um perfil dos pichadores que atuam na Capital gaúcha, danificando monumentos e desvalorizando pontos turísticos, além de mapear as ocorrências. A Central de Operações também conta com o auxilio de câmeras de videomonitoramento.