Dicas de vinhos para harmonizar com fondue

Harmonização Vinhos e Fondues
Harmonização Vinhos e Fondues

Vinhos e Fondue

O inverno chegou. Nada melhor que um prato da estação acompanhado de uma taça de vinho para esquentar os dias frios e torná-los ainda mais aconchegantes. A estação costuma ser associada aos vinhos tintos, mais estruturados, alcoólicos e com taninos mais acentuados. Mas é bom lembrar que, assim como nas demais épocas do ano, a escolha do vinho deve acompanhar/harmonizar com o prato ou vice-versa.

Para ajudar você fazer as melhores escolhas na harmonização dos vinhos e pratos de inverno, seguem algumas dicas. Confira :

Dicas de vinhos para harmonizar com fondue

Fondues são a cara do inverno. No Brasil, os preferidos são fondues de queijo, carne e chocolate. Os de queijo harmonizam bem com vinhos brancos e rosés. Se for um queijo de sabor mais forte procurar por um branco mais estruturado e envelhecido. Pode também combinar com um tinto leve, de taninos macios e bom frescor.

Os fondues de carne pedem vinhos tintos com boa estrutura, bom frescor e taninos macios. Para acompanhar os fondues de chocolate nada melhor que um vinho também doce, como vinho do porto, espumante moscatel e colheita tardia. Em reuniões maiores, as sequências de fondue são uma boa opção – queijo, carne e chocolate.

Aproveite para testar seu paladar, fazendo a harmonização correta para cada prato. Se não for possível, escolha um vinho mais leve que “suporte” as três opções.

:: Fondue de queijo – Trapananda Chardonnay e Jacyreta Cabernet Franc Rosé

:: Fondue de Carne – Moinho de Sula Tinto e Beaujolais Classic Bel Air

:: Fondue de chocolate – Espumante Adolfo Lona demi-sec e Porto Maynard’s Reserva

Sugestão onde comprar vinhos : Importadora Casa Rio Verde