Crise no Brasil 2018 : Pnad Contínua revela 12,7 milhões de desempregados

Foto Camila Domingues – Palácio Piratini
 
A taxa de desemprego ficou em 12,2% no trimestre encerrado em janeiro/18, o que representa 12,7 milhões de pessoas desocupadas. O índice é estável na comparação com o trimestre anterior, de agosto a outubro de 2017. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na quarta-feira (28.02.18), através da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio – Pnad Contínua. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, entre novembro de 2016 e janeiro de 2017, a taxa apresentou queda de 0,4 ponto percentual.
A população desempregada ficou em 12,7 milhões de pessoas e o nível de ocupação no país é de 54,2%, num total de 91,7 milhões de pessoas. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, houve aumento de 2,1% no nível de ocupação, com 1,8 milhão a mais de pessoas.
Também na comparação com o trimestre móvel de novembro de 2016 a janeiro de 2017, o IBGE mostra que houve queda de 1,7% no número de trabalhadores com carteira assinada, o que corresponde a 562 mil pessoas. Os empregados sem carteira assinada subiram no período 5,6%, abrangendo 581 mil pessoas.
Meirelles : Brasil deve fechar 2018 com 10 milhões de desempregados
Mesmo com a Reforma Trabalhista aprovada recentemente pelo Congresso Nacional, o ingresso massivo no serviço por transporte solicitado via aplicativos e aumento no número de Nascimentos de MEIs – Micro empresas individuais, a gestão desastrosa de Michel Temer e Henrique Meirelles não consegue melhorar o cenário econômio nacional de forma a incentivar o consumo e a contratação. O mercado nacional está recessivo. Alguns setores conseguiram se sustentar graças as exportações. Para completar, o governo, em busca da aprovação da Reforma da Previdência negociou o cargo de Ministro no Ministério do Trabalho com o PTB, que tem o ‘famoso’ Roberto Jefferson, como presidente. A entrega do Ministério gerou desconforto e constrangimento ao Planalto, pois a indicada, Deputada Cristiane Brasil, filha de Jefferson, estava envolvida em ações trabalhistas além de aparecer em vídeo questionando “quem tem direito de entrar com ações na Justiça, especialmente na do Trabalho”.
Já Henrique Meirelles, o Ministro da Fazenda que investe em paraísos fiscais para evitar os impostos cobrados no país, disse em entrevista no mês de fevereiro para José Luiz Datena, no programa “90 Minutos”, da Rádio Band,  que espera um crescimento de 3% da economia e a geração de 2 milhões e meio de empregos em 2018. Como há 12 milhões de desempregados, o Brasil deverá terminar com 10 milhões de pessoas sem emprego. Uma projeção desanimadora para o país  dada pelo especialista ‘queridinho’ dos investidores nacionais e internacionais.