Antônio Prado – FenaMassa 2015 terá cinco shows principais

FenaMassa 2014 Antonio prado por Maiara Calgaro Sortimentos-com
A FenaMassa 2015, Festival Nacional da Massa, em Antônio Padro /RS, está com as principais atrações culturais definidas. Os shows, momento bastante aguardado e que movimenta a cidade de Antônio Prado durante o programa, serão da banda The Travellers, Cássia Abreu, Pedro Ortaça, Cover Raul Seixas e Elton Saldanha.
No dia 10 de outubro, segundo dia da FenaMassa, às 21h30, abrem os shows a banda The Travellers. No dia 11, Cássia Abreu sobe ao palco às 21h30. No segundo final de semana as atrações ficam por conta de Pedro Ortaça, às 21h30 do dia 16 de outubro, Cover Raul Seixas, às 22h do dia 17, e Elton Saldanha, que encerra a programação no dia 18, às 20h.
FenaMassa 2015
A FenaMassa 2015 reunirá gastronomia típica da imigração italiana, culinária contemporânea, manifestações culturais diversas, artesanato local, produtos coloniais como pães, biscoitos, cucas, doces, embutidos, vinhos e sucos.
Entre os expositores estão produtores de massa in natura e prontas para consumo, restaurantes da cidade, vinícolas, e novos parceiros. No local também haverá uma praça de alimentação com doces, cafés e lanches rápidos. Ainda no contexto gastronômico, serão realizadas oficinas demonstrativas de massas tradicionais, onde o visitante poderá colocar literalmente a ‘mão na massa’ e aprender a tocar o bigolaro, bem como rechear e fechar um tortéi, além de oficinas ministradas pelo SENAC. O visitante poderá desfrutar também de um tour gastronômico, e conhecer os restaurantes credenciados ao evento e desfrutar de um cardápio especial em cada um deles.
A programação também vai compreender o Espaço da História, a visita a casas da colonização italiana, fotos à moda antiga, passeios turísticos, demonstração de artesanato e apresentações culturais com música, teatro, corais e danças típicas, móveis e decoração, entre outras atividades paralelas.
O programa FenaMassa
O projeto Festival Nacional da Massa – FenaMassa busca a valorização da cultura e do patrimônio histórico da cidade de Antônio Prado, no Rio Grande do Sul. Durante todo o ano são realizados eventos paralelos, como jantares e almoços que integram toda a comunidade, e também são oferecidos cursos sobre culinária, práticas de atendimento e segurança alimentar, entre outros.
O processo de construção da FenaMassa tem entre seus eixos prioritários o fomento ao empreendedorismo, ao motivar a criação de novas empresas do setor de massas em Antônio Prado; a qualificação, oferecida por meio de cursos para profissionais de empresas estabelecidas e para a comunidade; e a preservação e valorização do patrimônio histórico da comunidade de Antônio Prado, contribuindo para a vocação turística da cidade.
O Festival é organizado por diversos comitês que são gerenciados pelo Comitê Gestor Geral, o qual reúne todas as ações relacionadas ao evento.
Edições anteriores
A FenaMassa acontece desde 2012, sempre no Centro Histórico de Antônio Prado. O objetivo é oferecer ao público o melhor da gastronomia típica dos imigrantes italianos assim como a culinária contemporânea complementada pela cultura local, juntamente com a beleza do rico patrimônio histórico do município. Além disso, o festival conta com atrações artísticas como teatro, música e dança.
Nas edições passadas, realizadas de 2012 a 2014, cerca de 42 mil pessoas visitaram a FenaMassa.