Cuidados com os pequenos no Carnaval

carnaval-infantil

O Carnaval está chegando e quem acha que a festa é destinada apenas aos adultos, engana-se. A cada ano que passa surgem mais blocos infantis, promovendo a diversão entre pais e filhos, com desfiles especiais para as crianças.

Na cidade de São Paulo, assim como em todo o país, é possível encontrar roteiros com toda a programação para garantir a folia dos pequenos. Mas, como escolher o melhor bloco para levar os mini foliões na maior festa do país?

Primeiro, opte por um lugar ao ar livre, com boa ventilação, porém que não exponha as crianças ao sol por tempo prolongado. Caso não seja possível, capriche no protetor solar, evite os horários entre as 10h e 16h e procure sempre uma sombra. Além de levar chapéu e muita água para hidratação.

Vista os pequenos com fantasias confortáveis, não muito fechadas e quentes e sem muitos adereços na cabeça. Assim eles poderão brincar e se divertir livremente. Evite maquiagens que possam causar alergias e irritações à pele.

É muito importante optar por blocos que não tenham músicas com volume excessivo e que poderão prejudicar a audição da criança, que é extremamente delicada. Por outro lado, permita que ela viva o momento e se entregue ao som, que trará muitos benefícios a sua saúde – música e dança ajudam no desenvolvimento cognitivo e na coordenação motora.

Para curtir a folia com os pequenos, não se esqueça de fazer o check list abaixo:

A folia está liberada para as crianças a partir dos dois anos de idade, pois os mais novos possuem a imunidade baixa e se expostos a lugares com muitas pessoas poderão contrair infecção por algum vírus ou bactéria.

  • Não se esqueça de colocar uma pulseira de identificação nos pequenos, com nome completo dele e do responsável que esteja no local, com número do celular para contato.
  • Alimente seus filhos antes de sair de casa. Na mochila, leve bastante água e frutas frescas.
  • Opte por calçados confortáveis, como tênis.
  • Tome cuidado com espumas de carnaval que contêm álcool, pois estas podem irritar a pele da criança e também os olhos. Opte ainda por produtos não tóxicos.
  • Quando perceber qualquer sinal de cansaço, sono ou irritação já é hora de ir embora com o mini folião.

Foto: Divulgação