Antecipação do 13º salário: boa oportunidade para tirar as contas do vermelho

contas vermelho Sem Dinheiro Bolso


Em tempos de recuo na economia, a antecipação do 13º salário pode ser uma boa opção para quem não está com as contas em dia. Alguns bancos já estão oferecendo esse benefício, mas é preciso ficar atento às taxas disponíveis. É a oportunidade para consumidores inadimplentes eliminarem ou, no mínimo, reduzirem o montante de uma dívida já assumida.

“Muitos consumidores que estão com as contas no vermelho podem ter a chance de dar um fim à inadimplência financeira Isso vai possibilitar às pessoas que têm contas acumuladas quitarem suas dívidas ou parte dela e evitar que paguem juros do cartão de crédito, por exemplo”, explica o professor de economia Marcelo Anache.

Ainda segundo o professor, quem não consegui pagar o valor da dívida integralmente vai precisar de cautela para negociar o restante dos valores.

“Os consumidores inadimplentes devem, antes de tudo, fazer uma previsão mensal das suas contas fixas, como luz, gás e telefone, antes de tentar negociá-las com o banco. É preciso ter em mente o quanto se pode comprometer mensalmente, sem incorrer no risco de não pagar a negociação que for assumida. Portanto, é preciso ficar atento às condições colocadas pelas empresas e não se deixar tomar pela empolgação da possibilidade de limpar o nome e acabar comprometendo uma parte muito grande da renda. Esse costuma ser um erro comum nesses momentos, o que pode fazer com que o consumidor acabe se endividando novamente no futuro”, alerta.