Arquiteta e designer de interiores listou 7 dicas para a decoração de Natal

Dicas de decoração de Natal
Dicas de decoração de Natal

A arquiteta e designer de interiores, Fernanda Hoffmann listou algumas ideias para decorar a casa gastando pouco e de forma criativa para as festa de final de ano.

1) “O verde e o vermelho são as cores tradicionais dessa época e, em qualquer circunstância, estarão sempre corretos. O verde simboliza a renovação, regeneração. O vermelho é o fogo, poder e amor divino. Não deixe de fora guirlanda na porta, anjos na árvore e ambientes repletos de velas nessas cores”, indica Fernanda.

2) O dourado é outra cor bastante utilizada, está associado ao sol, a luz e a sabedoria. Porém, seu uso requer maiores cuidados para não pender ao exagero. Use-o apenas em detalhes. O mesmo vale para o prata e todas as peças metalizadas que também podem ser usados juntos. Foi-se o tempo no qual os metalizados tinham uso controlado: misture múltiplos tons de metais, como dourado com prata; prata com cobre; prata com cobre e dourado. A regra é: sempre tome cuidado com os exageros, afinal o menos é mais!

3) A árvore de Natal é um dos símbolos mais populares das celebrações natalinas. O pinheiro simboliza a vida, pois é uma das poucas árvores que sempre se mantem verde, mesmo durante o inverno. Na decoração pode ser representado tanto um pinheiro natural como artificial, feita de plástico e com cores diferentes do tradicional verde. “Não se esqueça de prestar atenção ao tamanho do espaço que se tem disponível na hora de comprar sua árvore. Verifique se haverá espaço para circulação, pois pinheiros de piso exigem ambientes amplos. Pinheiros menores podem ser colocados sobre um móvel, na mesa lateral”, aconselha Fernanda.

4) Após escolher o pinheiro adequado ao seu ambiente, chegou a hora de enfeitá-lo. Aqui a criatividade vai a mil. Bolas de vários tamanhos, pinhos, neve artificial, luzes coloridas, doces, laços e até mesmo cartões escritos por amigos e parentes. “O bacana é customizar diferentes ideias com o que você já tem em casa, utilizando a criatividade tanto na escolha dos materiais como na execução. Dê o seu toque especial a cada item. Enfeites grandes demais para árvores pequenas não ornam, e nunca use algodão para imitar neve. Não precisa deixar a casa inteira com tema de Natal para não deixar o ambiente poluído. Escolha um ou outro elemento temático e no resto use uma cor que lembre a época”, aconselha a designer de interiores.

Dicas de decoração de Natal
Dicas de decoração de Natal

5) A mesa é o local-chave da confraternização. Se preferir, simplifique! Uma sugestão é usar uma pequena vela no lugar de cada convidado e amarrar o guardanapo com uma fita e um laço bem bonito. Nada de toalha vermelha, laços, rendas, arranjos elaborados na mesa. Faça um arranjo com frutas e coloque velas coloridas entre elas. Use um jogo americano no lugar da toalha e não se preocupe em misturar copos simples com taças de champagne.

6) “Ainda sobre a mesa, você pode optar pela decoração priorizando toalhas, guardanapos, objetos com motivos ou cores natalinas que darão um charme especial para as festividades. Vale tudo: velas, taças, centros de mesa, arranjos de flores, Papai Noel. Se preferir sair do tradicional, aposte nas misturas de cores, como verde e branco; azul e branco; vermelho e dourado; roxo e prata; amarelo e dourado. Tome cuidado apenas para não sobrecarregar a mesa a ponto de dificultar a refeição dos convidados presentes”, alerta a designer.

7) A iluminação é um ponto importante na decoração. As famosas luzinhas fazem sucesso não apenas no final de ano, como também podem compor a decoração de vários ambientes no dia a dia. Além de estarem presentes nas fachadas da casa e nas árvores de Natal, você pode abusar da sua criatividade e inseri-las emoldurando espelhos; substituindo velas – deixando o teto mais elaborado; podem estar dentro de bolinhas de ping-pong, bolinhas de lãs ou acrílicas; podem iluminar o mural de fotos; pendurá-las na parede e complementar com vasos e outros objetos; latas de alumínio perfuradas com pinturas coloridas resultam em luminárias divertidas; origamis em diversos formatos complementam as luzes e podem estar presentes na árvore, quartos etc. Use sua imaginação!