Especialista dá dicas de etiqueta social para o seu dia a dia

dicas-etiqueta-social-2

Etiquetas são regras que regulam o nosso comportamento. Algumas são essenciais, como respeito ao próximo e educação. Outras, são ensinadas desde pequenos, como ter um bom comportamento à mesa, em lugares públicos, em momentos formais, no nosso trabalho e no nosso convívio diário.

Pensando em tudo isso, Maria Inês Borges da Silveira, consultora de Comportamento Profissional, Etiqueta Social e Internacional, Cerimonial Público e Privado e Marketing Pessoal, elencou algumas dicas básicas de etiqueta para o nosso dia a dia. As dicas contemplam tanto cuidados com a aparência, quanto cuidados com o nosso comportamento.

“É importante observar, por exemplo, que o modo como sentamos, caminhamos, ou até mesmo a forma como ficamos parados de pé, são determinantes na imagem que construímos perante as outras pessoas. Além disso, são mostras que marcam nossa personalidade e estado de espírito”, explica a consultora.

Para Maria Inês, a principal dica é com relação a higiene pessoal, que envolve não só o cuidado com o corpo, mas também com o espaço onde mora e trabalha. São atitudes simples como jogar o lixo, conservar a mesa de trabalho em ordem, o banheiro limpo após o uso, que mantém o ambiente limpo e mais harmonioso. “Estar sempre de banho tomado, dentes escovados e com roupas limpas também é fundamental. Ninguém gosta e nem se sente confortável sentido o odor do outro”, alerta.

Outras dicas dadas pela especialista quanto a aparência, são: cabelo limpo, com bom corte e quanto tingidos, salvo sobre orientação médica, nunca com raízes a mostra. Homens devem estar sempre barbeados e com bigodes e barbas aparadas, quando as tem. Unhas devem estar sempre limpas e todas do mesmo comprimento. Segundo Maria Inês, é preferível não pinta-las a sair com o esmalte lascado. A mesma atenção deve ser dada aos pés.

Quanto ao nosso comportamento, ela ainda ressalta outras orientações: Evitar rolos no cabelo em públicos, mascar chicletes em reuniões ou cerimônias, bocejos e espirros também devem ser evitados, mas caso isso não aconteça, procure ser discreto. “É deselegante mexer nos cabelos ou pegar nas suas roupas enquanto conversa com alguém, e, muito pior, bater ou pegar na pessoa com quem você fala”, finaliza a especialista.

Por fim, tenha postura, costas eretas e ombros para trás. Caminhe devagar e tenha gestos delicados. Seguindo todas as dicas, você terá mais segurança e com certeza maior sucesso pessoal.

Foto: Divulgação

.